Os pulmões de mamíferos que respiram ar (incluindo o de humanos) devem ficar secos e vazios de fluidos para funcionarem direito. Quando tomamos fôlego, pequenos sacos de ar dentro de nossos pulmões tiram oxigênio do ar e o carregam para nossas células do corpo.

Entretanto, os pulmões dos mamíferos não funcionariam muito bem para um peixe. Na verdade, ele se sufocaria e morreria, caso fosse assim. Um suspiro dentro da água os preencheria com líquido, o que tornaria seus pulmões inúteis. No entanto, peixes precisam de oxigênio para respirar também, porém seu organismo o processa de maneira distinta. Para exercício da remoção de oxigênio da água, eles fazem uso de órgãos especiais, são as chamadas guelras.

como os peixes fazem para respirar embaixo dagua tricurioso sistema respiratório

Guelras são órgãos emplumados, cheios de vasos. Os peixes respiram puxando a água para dentro de sua boca, forçando-a através das passagens de suas guelras. Enquanto a água passa pelas paredes estreitas de suas guelras, o oxigênio dissolvido passa para o sangue e viaja para as células do corpo dos peixes.

como os peixes fazem para respirar embaixo dagua tricurioso sistema respiratório02

Se um peixe consegue respirar embaixo d’água, então, por que alguns peixes como golfinhos e baleias nadam até a superfície do oceano? Porque eles não são peixes, hehe. Eles são mamíferos, assim como nós, humanos! Sim, eles são muito parecidos com os seres humanos em várias formas: Eles dão à luz a bebês vivos, ao invés de botarem ovos, possuem sangue quente e têm pulmões para respirarem ar. Quando uma baleia ou golfinho vem à superfície, eles respiram ar usando seus narizes (comumente chamados de “respiradouro”), que ficam no topo de suas cabeças.

como os peixes fazem para respirar embaixo dagua tricurioso

E aí, leu esta matéria prendendo a respiração? Pode soltar e não se esqueça de deixar aquele comentário esperto e acessar nossa área com curiosidades bizarras e interessantes! 😉