Eu, como um bom adolescente, assisto muitos vídeos no YouTube e alguns deles são de pessoas que moram nos Estados Unidos e buscam gravar suas vidas vivendo em outro país, o que é algo muito interessante, afinal nós brasileiros não sabemos quase nada dos Estados Unidos, só que ambos os países são bem diferentes. Uma dessas diferenças fica nos postos de gasolina, isso mesmo.

Aqui no Brasil, quando você vai em um posto de gasolina para abastecer seu lindo carrinho, é comum um frentistas vir até o veículo, te atender e abastecer o carro, porém nos Estados Unidos não é assim que a banda toca, lá ao chegar no posto você mesmo abastece o carro, o que pra mim é algo muito bizarro. Mas porque isso acontece? Vamos descobrir hoje!

por que os postos de combustivel no brasil possuem frentistas

Caso você não saiba, o emprego de frentista aqui no Brasil é protegido por lei, já que no ano de 2000 o então presidente Fernando Henrique Cardoso sancionou a Lei nº 9.956, de autoria do deputado Aldo Rebelo, que hoje é Ministro da Ciência, Comunicação e Tecnologia. Essa lei proíbe o funcionamento de bombas de auto-serviço (Onde o próprio cliente realiza o serviço) em todo território nacional e aplica multas ou até mesmo o fechamento do posto caso seja descumprida.

A justificativa dada na época para essa lei ser aplicada foi a proteção aos empregos dos frentistas que hoje são estimados em cerca de 500 mil pela Federação Nacional dos Empregados em Postos de Serviços de Combustíveis e Derivados do Petróleo (Fenepospetro). Nos Estados Unidos, como citado anteriormente, essa lei não existe e o próprio cliente tem que descer do carro e abastecer o veiculo… Algo comum para eles e uma experiência e tanto para gente.

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar esse post para os amigos, assim você ajuda o nosso trabalho 😀