Se você é uma daquelas pessoas que tem uma certa dificuldade de pegar no sono, talvez a solução para seus problemas esteja no seu pé! Estudos científicos têm mostrado resultados promissores que indicam que uma pessoa pode adormecer até 15 minutos mais rápido e ter uma noite de sono bem mais tranquila ao simplesmente usar um par de meias na hora de dormir. Ficou curioso para saber a causa por trás disso? Então vamos entender como foi possível chegar a essa conclusão.

Antes de tudo, precisamos compreender a relação entre a temperatura corporal e o sono. Durante o dia, o corpo humano tem uma temperatura média de 37 graus Celsius, mas à noite essa temperatura pode cair cerca de 1,2 graus Celsius, que apesar de parecer pouco, faz uma grande diferença ao longo das sete ou oito horas de sono. Uma das maneiras que seu corpo encontra para regular sua temperatura é através dos vasos sanguíneos em sua pele. Se o cérebro decidir que o corpo está muito quente, ele vai dilatar os vasos sanguíneos, redistribuindo o sangue mais quente do núcleo para todo o resto do corpo numa tentativa de resfriá-lo. Se o corpo está muito frio, o cérebro tem uma reação oposta, restringindo o fluxo de sangue e contraindo os vasos.

voce sabia que dormir com meias pode te ajudar a ter um sono melhor 1

É aqui que entra a questão dos pés. As palmas das mãos e as solas dos pés são os permutadores de calor mais eficientes do corpo, pois não possuem pelos e são menos isolados que as outras superfícies da pele. Pesquisadores descobriram que usar meias promove a dilatação dos vasos sanguíneos, que por sua vez reduz a temperatura central do corpo mais rapidamente do que se a pessoa for dormir com os pés descalços e frios.

Em um outro estudo, pesquisadores coreanos descobriram que usar um par de meias específicas para dormir (algo aparentemente popular na Coreia do Sul) não só proporcionou um adormecimento mais rápido, como também aumentou o tempo total de sono em 30 minutos da maioria das pessoas submetidas ao teste. Por isso, se você estiver tendo alguns probleminhas na hora de ir pra cama, talvez seja o momento certo de tirar as suas meias da gaveta.

Gosta de dormir usando meias? Compartilhe o seu comentário com a gente! 😀