Se você é um daqueles homens que já estão cansados das modalidades e competições esportivas tradicionais e quer experimentar algo mais inovador, que tal participar de uma corrida de carregamento de esposas? Nesse tipo de disputa, os maridos correm por uma pista repleta de obstáculos ao mesmo tempo em que carregam as suas amadas. O prêmio para o vencedor da corrida costuma ser uma quantidade de cerveja baseada no peso da mulher.

Esse “esporte” teve origem na Finlândia e provavelmente foi inspirado em contos históricos. Uma das lendas mais conhecidas surgiu por volta do século 19 e diz que alguns homens roubavam constantemente as esposas de inimigos de aldeias vizinhas como uma forma de vingança. Ao longo dos anos, a popularidade da competição inspirou eventos similares nos Estados Unidos, Austrália, Irlanda e até na China. Em alguns desses eventos, como o North American Wife Carrying Championships, os promotores concedem dinheiro aos vencedores e custeiam as despesas das viagem para que os campeões disputem as grandes ligas finlandesas. Até mesmo o ex-astro do basquete Dennis Rodman já disputou um torneio desses na cidade de Sonkajärven, embora ele não tenha terminado todo o percurso, alegando que não estava preparado para uma “disputa tão cansativa”.

conheca a corrida de carregamento de esposas 3

Por ser o berço do esporte, o torneio finlandês é o mais famoso e como qualquer competição, existem regras regulamentos, estratégias e proezas atléticas. Naturalmente, as regras do carregamento de esposas podem variar de evento para evento ou de país para país. No livro de regras dos finlandeses, o mandamento principal é que todos os envolvidos se divirtam. Se você é solteiro, não se preocupe, pois as regras dizem claramente que os participantes não precisam necessariamente carregar suas próprias esposas. Pode ser a esposa do vizinho ou alguma “amiga íntima”.

conheca a corrida de carregamento de esposas 1

As únicas exigências quanto à mulher são que ela tenha mais de 17 anos de idade e um peso mínimo de 49 kg. Se ela tiver um peso menor, deverá carregar uma mochila pesada para compensar a diferença. O comprimento oficial da pista é de aproximadamente 250 metros, com uma superfície que inclui seções de areia, água, grama e cascalho. Se um competidor vier a derrubar sua esposa, ele sofre uma penalidade de 15 segundos.

conheca a corrida de carregamento de esposas 2

De fato, as esposas são derrubadas praticamente o tempo todo, por isso a necessidade do uso de capacetes. As autoridades desses eventos também concedem prêmios especiais para os melhores figurinos, o que acrescenta uma característica mais festiva à competição.

Você toparia participar de uma competição como essa? Comente! 😀