O tomate é uma fruta realmente versátil, afinal, pode ser utilizado em saladas, sopas, tortas, sucos e até mesmo naquela tradicional pizza do fim de semana. Se você faz parte do grupo que adora esse alimento, pode comemorar, pois estudos comprovam que ele é uma das principais fontes do antioxidante licopeno, muito associado à redução do risco de doenças cardíacas.

Seja para os grandes adeptos do uso do tomate, ou para aqueles que simplesmente estão começando a se interessar por ele, os benefícios desse fruto vermelho para a saúde são realmente interessantes. Aqui estão alguns deles.

Combate doenças cardiovasculares

O tomate contêm um antioxidante chamado licopeno, que é o grande responsável pela sua cor vermelha. Pesquisas sugerem que o consumo desse antioxidante está ligado a menores taxas de mortalidade para pessoas com síndrome metabólica, um conjunto de fatores de risco que aumentam as chances de desenvolver doenças cardíacas, diabetes e derrame.

Melhora a visão

O licopeno também é muito bom para os olhos. Mas é importante deixar claro que esse não é o único nutriente protetor encontrado nos tomates. Eles também contêm quantidades significativas de luteína e betacaroteno. Segundo pesquisas, esses nutrientes são tão benéficos para a saúde dos olhos que podem protegê-los de doenças como catarata e degeneração macular.

Melhora a saúde digestiva

As fibras presentes no tomate podem ser úteis se você estiver com problemas relacionados à prisão de ventre. Um tomate grande contém 1,5 gramas de fibra, que pode parecer pouco à primeira vista, mas que no final das contas pode ser bastante eficaz se consumida com regularidade. Apenas esteja ciente de que em algumas pessoas, a acidez dos tomates cozidos pode desencadear ou piorar o refluxo gastroesofágico e a indigestão. Na dúvida, consulte seu médico.

quais sao os beneficios do tomate para a saude 1

É uma ótima fonte de vitaminas

Um único tomate pode fornecer cerca de 40% da quantidade diária recomendada de vitamina C. Além disso, os tomates fornecem vitamina A, que aumenta a imunidade do corpo e protege a pele.

Ajuda no controle do diabetes

O tomate pode ser um alimento protetor para pessoas que têm diabetes do tipo 2. O seu consumo pode gerar uma diminuição na peroxidação lipídica, uma reação em cadeia na qual substâncias chamadas radicais livres atacam a gordura, levando a danos que aumenta o risco de doenças cardíacas. Isto é particularmente importante porque os diabéticos têm duas vezes mais chances de sofrerem derrame e ataque cardíaco.

E você, gosta de incluir o tomate na sua dieta? Comente!