Apesar de sua natureza independente e narcisista, os gatos são adorados por muita gente, mas infelizmente algumas pessoas são alérgicas a gatos, o que é muito injusto já que elas não podem satisfazer o desejo irresistível de acariciar esses animais sem sofrer uma falta de ar ou dar início a uma série de espirros intermináveis. Mas será que uma pessoa com alergia a gatos também sentiria efeitos os colaterais de sua condição ao acariciar um felino maior, como um leão ou uma onça?

Primeiramente, vamos entender um pouco mais sobre a alergia. O nosso sistema imunológico é uma grande rede de células, tecidos e órgãos que se esforça para nos proteger de possíveis infecções. Ele é imediatamente ativado depois que substâncias estranhas invadem o nosso corpo. Para eliminar essas substâncias indesejáveis, o sistema imunológico cria anticorpos, que são proteínas que perseguem e destroem os patógenos, que são os corpos estranhos portadores de doenças. No entanto, algumas pessoas são dotadas de sistemas imunológicos hipersensíveis e tendem a reagir de forma exagerada às proteínas que um sistema imunológico normal acharia totalmente inofensivo.

Ao contrário da crença popular, estudos recentes mostraram que as alergias a animais não são causadas por pelos, mas sim, por células mortas que carregam uma proteína chamada “Fel d 1” e que são geralmente encontradas na pele desses bichos. Quando um gatinho é acariciado ou quando ela lambe a si mesmo, essas células mortas são liberadas e lançadas ao ar. O seu pelo será inalado por todas as pessoas que estiverem por perto, mas só vai causar estragos naquelas que possuem um sistema imunológico hipersensível. Para desespero dos alérgicos, cientistas já descobriram que o pelo dos felinos selvagens também possuem a tal “Fel d 1” e portanto, podem causar reações.

uma pessoa que tem alergia a gatos tambem e alergica a outros felinos 1

Em um estudo realizado em 1990, os pesquisadores pegaram amostras dos pelos de oito espécies felinas: jaguatiricas, pumas, servais, tigres siberianos, leões, onças, leopardos-das-neves e linces-do-deserto. Então, eles expuseram as amostras para 11 pessoas com alergia aos gatos domésticos. Os resultados do estudo foram bastante interessantes e indicaram que sim, as pessoas que eram alérgicas a gatos também eram alérgicas aos outros felinos. Durante o teste, também foi observado nos indivíduos um aumento dos níveis de histamina, o composto químico responsável pelos sintomas de uma alergia, como espirros e tosse.

Por isso, se você for alérgico a gatos, evite ficar próximo de qualquer felino como leões, tigres e onças. Mas, pensando bem, quem em sã consciência ficaria perto desses animais selvagens, não é mesmo?

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!