Embora muitas pessoas prefiram incluir essa hortaliça apenas em suas saladas, a alface pode ser utilizada no preparo de um chá poderoso. Essa bebida se torna ainda mais especial pelo fato de que pode ser tomada por aqueles que não são amantes do sabor característico desse ingrediente natural, mas que mesmo assim querem aproveitar todas as suas propriedades medicinais.

Para prepará-lo, basta aquecer 1 litro de água em uma panela, adicionar 5 folhas de alface e deixá-las em infusão por aproximadamente dez minutos. Após isso, é só coar e tomar. Agora que você já conhece o modo de preparação do chá de alface, que tal conhecer alguns de seus benefícios?

Combate a insônia

Um dos benefícios mais conhecidos do chá de alface, que remonta aos tempos medievais, é a sua propriedade de indução ao sono. A alface contém lactucarium, um produto químico branco e leitoso que ajuda a relaxar e melhora a qualidade do sono. Por isso, tomar uma xícara desse chá alguns minutos antes de ir pra cama pode ser muito eficiente no tratamento da insônia.

Possui propriedades anti-inflamatórias

Inflamações afetam negativamente muitos aspectos da saúde, incluindo problemas dentários, dor lombar e enxaquecas. No entanto, a chance de contrair esses problemas pode ser reduzida com o simples consumo regular do chá de alface. Essa hortaliça contêm catalisadores bioquímicos, lipoxigenase e carragenina, que através de pesquisas mostraram desempenhar um controle significativo sobre as inflamações.

quais sao os beneficios do cha de alface 1

Auxilia na perda de peso

O chá de alface é rico em propriedades que podem acelerar o metabolismo e consequentemente queimar gorduras, o que faz dele um grande auxiliar das pessoas que desejam perder alguns quilos. Vale lembrar que as próprias folhas da alface têm uma quantidade de calorias muito baixa e por causa disso também podem ser adicionadas à sua dieta.

Cuida da pele

O chá de alface possui terpenos, cardenolidos e glucanases, que são enzimas que podem ajudar a reduzir a probabilidade de infecções bacterianas da pele. Da mesma forma, a alface também tem quantidades de ômega 3, que pode tratar pequenas infecções cutâneas ligadas à acne.

É diurético

Outro benefício do chá de alface é o seu efeito diurético, que facilita a eliminação de líquidos e permite lidar com problemas como a cistite, a obesidade e a celulite.

Já tomou o chá de alface? Compartilhe o seu comentário com a gente!