Curiosidades

Conheça 5 transtornos mentais bizarros que você nunca ouviu falar

Por mais que várias medidas de conscientização para distúrbios psicológicos estejam em evidência, ainda existem muitos transtornos mentais que são desconhecidos pela maioria das pessoas. Nesses casos, o que poderia ser sensato para um, pode parecer ser totalmente sem sentido para os outros.

Por isso, listamos aqui 5 doenças mentais que ainda desafiam grandes mentes da psicologia, já que cada caso desse tipo possui características tão peculiares que muitas vezes é até difícil acreditar nos sintomas dos respectivos pacientes.

1. Parurese

Parurese é um transtorno que descreve uma pessoa incapaz de urinar na frente de outras, mesmo que elas pertençam ao mesmo sexo. O distúrbio vai muito além do simples medo de ser julgado ou de ser tímido. Algumas pessoas que sofrem dessa condição são incapazes de urinar enquanto viajam em veículos em movimento ou têm dificuldade em urinar em áreas silenciosas devido ao medo de constrangimento dos sons da micção. Devido a uma resposta nervosa produzida por uma descarga de adrenalina, o colo da bexiga ou o esfíncter se contraem involuntariamente, impedindo que a pessoa urine. Apesar de ser mais notado em homens, as mulheres também podem sofrer de parurese.

2. Síndrome de Capgras

Os indivíduos que sofrem desse transtorno mental acreditam que as pessoas que conhecem (geralmente um cônjuge ou outro membro familiar próximo) foram substituídas por impostores. Pessoas com essa síndrome podem chegar ao ponto de chamar publicamente seus parentes de impostores, causando uma tensão severa no relacionamento. O mais curioso é que essa ilusão não se limita apenas aos humanos, pois os pacientes dessa condição podem ter as mesmas crenças sobre animais e até mesmo objetos inanimados. Demência, Alzheimer e esquizofrenia são geralmente apontadas por especialistas como as possíveis causas da Síndrome de Capgras.

3. Boanthropy

Uma pessoa que sofre do transtorno de boanthropy pode ser vista mastigando grama regularmente, simplesmente porque ela acredita que é um animal como uma vaca ou um boi. Nabucodonosor, rei do Império Neo-Babilônico de 605 a.C. a 562 a.C., se tornou o paciente mais famoso dessa condição. Ao pesquisar o transtorno mais a fundo, o médico neurologista Sigmund Freud notou que a ilusão de se sentir como um boi geralmente começa com um sonho e de alguma forma continua no imaginário do paciente mesmo depois do indivíduo ser acordado.

4. Pronoia

Pronoia é exatamente o oposto de “paranoia”, ou seja, é uma ilusão pela qual as pessoas passam a acreditar que todos ao seu redor estão secretamente planejando seu sucesso. O neurologista Fred H. Goldner, do Queens College, em Nova York, foi o primeiro a mencionar o termo em um artigo que foi amplamente discutido em várias outras publicações médicas. Goldner acredita que esse transtorno está ligado ao fato de que os seres humanos estão se tornando cada vez mais dependentes das opiniões dos outros.

5. Cherophobia

A cherophobia, também popularmente conhecida como “medo de ser feliz”, é um tipo de transtorno mental no qual as pessoas pensam que ser feliz é “uma perda de tempo” ou que isso possa fazer algo ruim acontecer com elas. Eles também acham que a felicidade os tornará uma pessoa ruim ou pensam que a felicidade pode não ser algo tão bom para seus amigos ou familiares e por isso costumam se recusar a participar de atividades divertidas. Apesar de ser facilmente confundida com depressão, a cherophobia tem características distintas e pode ser tratada através de psicoterapias.

Curioso, não é mesmo? Comente!

Leia Também: