Muitos de nós temos contas corrente onde recebemos nossos salários e movimentamos o dinheiro que temos, correto? Porém, você sabia que também existe um modo de investir seu dinheiro apenas criando uma Conta Poupança e colocando seu dinheiro lá? Afinal, como ela funciona?

A conta poupança é uma caderneta regulada pelo Banco Central, é ele o responsável por definir quanto o consumidor receberá de juros por guardar seu dinheiro na poupança. Quem utiliza esse tipo de conta tem o objetivo de poupar, ou seja, o dinheiro é lá colocado e não deve ser movimentado. Como regra geral, existem dois tipos de rendimento:

– Rendimento de 0,5% ao mês (6, 17% a.a.) mais variação da TR (taxa referencial);
– Influência da taxa básica de juros (Selic) onde caso ela seja igual ou menor a 8,5% ao ano, a poupança renderá apenas 70% da meta que é mensalizada e somada ao TR.

Poupança

Para monitorar a quantia de juros que você tem recebido mensalmente, basta anotar a data de aniversário de sua conta, ou seja, o dia em que depositou dinheiro nela pela primeira vez. Caso você faça alguma movimentação antes desta data, não receberá rentabilidade naquele mês. Será que existe algum risco em investir na poupança? Pois bem, caso você deseje investir valores menores do que 60 mil, não há nenhum risco já que caso o banco que você escolheu venha a falir, você receberá todo o valor investido de volta que será pago pelo Governo. Porém, caso você tenha valores maiores do que 250 mil guardados e este infortúnio ocorrer, você receberá de volta apenas o teto de 250 mil reais, perdendo todo o dinheiro excedente.

Está pensando em abrir sua primeira poupança? Ou já a possui? Comente!