Todas as mulheres que tomam anticoncepcional em pílula com certeza já passaram pelo pânico de esquecer de tomar o medicamento e ficar sem saber o que fazer. Deve-se deixar o comprimido para trás? Tomar junto com o do dia? Tomar no final do ciclo? Posso engravidar por ter esquecido? Tudo isso vamos esclarecer na matéria de hoje.

O que fazer quando esquecer de tomar o anticoncepcional

A primeira coisa é tomar o comprimido assim que se lembrar, independente se for em outro horário ou até mesmo junto com a pílula do dia, assim tomando 2 comprimidos ao mesmo tempo. Quanto mais rápido você se recordar de toma-la, melhor será. Veja agora quais as consequências de esquecer de tomar um ou mais dias do medicamento.

Atraso de até 12 horas em tomar a pílula

Caso você utilize pílulas de 21 ou 24 dias, atrasar até 12 horas na ingestão do medicamento não causa nenhum risco quando o assunto é gravidez. Por isso é muito importante que você tome o remédio assim que lembrar, já que poucas horas podem fazer toda a diferença. Apenas para ficar mais claro, caso você tome seu comprimido sempre às 23h, caso você tenha se esquecido e o tome até às 11h do dia seguinte, pode ficar tranquila pois não está correndo nenhum risco de ficar grávida.

Vale ressaltar que caso você utilize pílulas de uso contínuo, ou seja, cartelas que possuam 28 comprimidos, este atraso tolerado é de apenas 3 horas. Caso extrapole este tempo, existe sim o risco de engravidar caso tenha relações desprotegidas.

esqueci anticoncepcional tricurioso 1

Atraso de mais de 12 horas em tomar a pílula

Caso o esquecimento tenha ocorrido na 1ª semana do ciclo, é preciso que você tome o comprimido assim que lembrar e utilize outros métodos contraceptivos durante 7 dias. Caso você tenha tido relações na semana anterior, existe o risco de gravidez.

Se o esquecimento ocorreu na 2ª semana, não há riscos de engravidar, logo você pode não utilizar outros métodos contraceptivos com segurança. Porém, é sempre melhor prevenir.

Agora, se você esqueceu um comprimido da 3ª e última semana, é preciso tomar o comprimido assim que se lembrar e emendar uma cartela na outra, assim não menstruando neste mês para garantir a concepção.

Vale ressaltar que estas regras não valem para a pílula de 28 dias, ou seja, caso seu atraso seja maior do que 3h ao utilizar este tipo de medicamento, você precisa apenas utilizar outros métodos contraceptivos durante 7 dias após o atraso.

Quando tomar pílula do dia seguinte

Este é um método contraceptivo de emergência que deve ser evitado ao máximo já que afeta todo o sistema menstrual da mulher. Você só deve utiliza-lo quando tiver relações desprotegidas e um esquecimento tenha ocorrido. Vale ressaltar a importância de utilizar sempre mais de um método contraceptivo para assim garantir maior segurança na hora do prazer.

Você já teve problemas com seu anticoncepcional? Comente!