Você já deve ter reparado que os refrigerantes estão presentes em praticamente todos os restaurantes e supermercados que existem por aí. Toda essa oferta, além de seu preço relativamente baixo, acaba fazendo com que essa bebida seja muito popular, principalmente entre os consumidores mais jovens. Mas, embora o consumo ocasional do refrigerante não cause muitos efeitos negativos no corpo, bebê-lo com regularidade não é nenhum pouco saudável, segundo pesquisas.

O consumo regular de refrigerante tem sido associado à obesidade em adultos e crianças, pois contém quantidades elevadas de açúcar em sua composição. A obesidade e alto índice de massa corporal são fatores de risco para o surgimento de muitos problemas crônicos de saúde, como doenças cardíacas, diabetes e alguns tipos de câncer. Além disso, os adoçantes e corantes de caramelo adicionados aos refrigerantes podem diminuir a sensibilidade à insulina. Quando o corpo se torna menos sensível à insulina, os níveis de glicose no sangue podem aumentar e doenças como diabetes podem surgir.

tomar refrigerante faz mal a saude 1

Estudos recentes sugerem que tomar refrigerante regularmente também pode gerar um quadro de desenvolvimento da síndrome metabólica, que aumenta o risco de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral. A ingestão de grandes quantidades de açúcar, como podemos encontrar nos refrigerantes, também pode contribuir para o surgimento da cárie dentária, pois um ácido é produzido quando bactérias se misturam com o açúcar nos dentes. Quando o ácido ataca os dentes por 20 minutos ou mais e causa acúmulo de placa, ele acaba gerando um quadro de cárie dentária. Embora não seja necessário cortar o consumo de açúcares naturais de alimentos saudáveis, como produtos lácteos, frutas e vegetais, é importante limitar a ingestão de alimentos açucarados processados, como o refrigerante, pois esses não fornecem nenhum valor nutricional.

Se você sofre algum problema que exija a limitação da ingestão de açúcar, talvez seja melhor cortar completamente o consumo de refrigerante das suas refeições. No entanto, caso você não sofra de nenhuma doença desse tipo, pode consumir ocasionalmente essa bebida sem grandes problemas. Apenas lembre-se de não exagerar, pois o nosso corpo é uma máquina que sempre funciona na base do equilíbrio.

Gostou? Compartilhe esse post e deixe o seu comentário!