Existem várias razões interessantes para se lembrar com carinho do reinado do rei Adolfo Frederico, que governou a Suécia entre 1751 a 1771. Seu reinado fazia parte da chamada “Era da Liberdade”, um período no qual os direitos civis do povo sueco aumentaram exponencialmente, fazendo com o país testemunhasse um longo período de paz. Em 1766, seu reinado também viu o parlamento sueco aprovar a primeira legislação do mundo que apoiava a liberdade de imprensa e a liberdade de informação. Mas mesmo com todos essas grandes façanhas conquistadas, o seu reinado talvez seja mais lembrado pela maneira bizarra como terminou: com o rei comendo até a morte.

Na terça-feira gorda, em 12 de fevereiro de 1771, Adolfo Frederico aproveitou o feriado de uma maneira tradicional, comendo muitos alimentos em preparação para a temporada da Quaresma. Durante a Quaresma, alguns cristãos renunciam a certas indulgências e evitam comer alguns tipos de comida, incluindo carne, ovos e laticínios. Em algum momento da história, eles desenvolveram a tradição de se preparar para a Quaresma nas terças-feiras gordas, onde basicamente todo mundo se enchia com os alimentos que eles não poderiam comer posteriormente. O problema é que o rei acabou exagerando na quantidade de comida ingerida.

a historia de adolfo frederico o rei que morreu de tanto comer 1

Adolfo Frederico, o rei que adorava comer.

Naquele dia, Adolfo Frederico fez uma refeição que incluía lagosta, caviar, peixes, chucrute, carnes cozidas e nabos. Só de observar a quantidade de pratos dessa refeição, podemos dizer que é comida suficiente para satisfazer a fome de qualquer um, não é mesmo? Só que o rei não era como as outras pessoas. Ele tinha um apetite extraordinariamente feroz e estava acostumado a comer mais do que precisava.

Depois de “finalizar” a refeição com um bom champanhe, ele então decidiu comer semlas como sobremesa. Semlas são bolos feitos de farinha branca muito populares na Escandinávia e que surgiram por volta de 1541. Desde então, eles passaram a ser servidas para a aristocracia sueca nas terças-feiras gordas. Elas também se tornaram as sobremesas favoritas do rei, o que ajuda a explicar por que ele acabou comendo 14 delas de uma só vez. Após acabar com as semlas, Adolfo Frederico finalmente decidiu parar de comer, só que já era tarde demais. Nesse mesmo dia, ele morreu em decorrência de problemas digestivos que sua enorme refeição acabou provocando.

a historia de adolfo frederico o rei que morreu de tanto comer 2

Semlas, a sobremesa que contribuiu para a morte do rei.

Após a sua morte, seu filho Gustavo III subiu ao trono sueco e governou de uma maneira muito diferente. Ele acabou encerrando a Era da Liberdade ao criar uma ditadura que restringiu severamente a liberdade de imprensa. Ele também chegou a iniciar uma guerra contra a Rússia, a qual não obteve resultados satisfatórios. No final das contas, Gustavo III não teve apenas um reinado mais desagradável que seu pai, mas também uma causa de morte mais desagradável, pois em vez de morrer comendo deliciosas sobremesas, ele acabou tendo sua vida ceifada pela bala de um assassino.

Caso curioso, não é mesmo? Deixe o seu comentário!