Boa parte das pessoas acreditam que lavar o frango antes de cozinhá-lo é uma medida necessária para eliminar germes e bactérias que podem estar presentes na carne. Mas apesar dessas pessoas estarem corretas ao supor que o frango cru tem um grande número de bactérias, como Campylobacter e Salmonella, existe um problema crucial nesse processo: lavá-lo com água não vai combater esses organismos como se imagina. Na verdade, de acordo com o Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido, lavar a carne vai piorar ainda mais a situação, já que a água contaminada sempre acaba escorrendo e pode espalhar bactérias em torno de pias, bancadas e até mesmo nas suas roupas.

Pesquisadores afirmam que a única maneira segura de eliminar as bactérias é simplesmente cozinhar a carne até a temperatura adequada, sendo que essa regra também se aplica a outros tipos de carnes e peixes. Segundo eles, a temperatura mínima do frango cozido deve ser de 165 graus para uma eliminação eficaz das bactérias.

saiba porque nao se deve lavar o frango antes de cozinha lo 1

Cozinhar o frango já é suficiente para eliminar as bactérias.

Como todo estudo feito no campo culinário, chefs profissionais de todo o mundo dividem opiniões sobre esta questão. Julia Child (autora de livros de culinária que faleceu em 2004) sempre foi uma firme defensora da lavagem do frango, enquanto Ina Garten (outra autora de livros culinários), mais recentemente apareceu em seu programa de TV para reforçar que não há necessidade de lavá-lo. O lado de Garten tem a ciência para apoiá-la, pois além dos potenciais riscos de lavar o frango, não existe realmente nenhuma razão para fazer isso, a não ser o apego aos hábitos cultivados há muito tempo.

No entanto, caso você permaneça sendo fiel à lavagem de seu frango, talvez seja interessante tomar algumas medidas que podem ajudar a desinfectar adequadamente as superfícies onde a água contaminada possa ter entrado em contato. Além disso, experimente lavar bem as mãos depois de tocar em carne crua, independente da sua procedência. Ao seguir essas dicas, você estará garantindo a segurança alimentar necessária para aproveitar as suas refeições sem correr riscos de intoxicações.

E você, costuma lavar o frango antes de cozinhá-lo? Compartilhe o seu comentário com a gente!