A lichia, que tem o nome científico Litchi chinensis, é uma fruta nativa da China, onde já foi considerada uma grande iguaria da Corte Imperial. Ela costuma ser usada para dar sabor a coquetéis e pratos variados por causa de seu aroma único, que se perde se não for consumida fresca. A lichia também é muito consumida como sobremesa em nações asiáticas e está crescendo em popularidade em outras partes do mundo, como o Brasil. Em terras brasileiras, você pode encontrá-la em várias formas, até mesmo enlatada e processada. Que tal ficar por dentro de seus benefícios para a saúde?

Aumenta a imunidade do corpo

Talvez o nutriente mais significativo da lichia seja a vitamina C, já que essa fruta possui mais de 100% da necessidade diária de ácido ascórbico em uma única porção. Isso significa que o sistema imunológico recebe um grande reforço, já que a vitamina C é um dos principais compostos antioxidantes e é conhecida por estimular a atividade das células brancas do sangue, que são a principal linha de defesa do sistema imunológico.

quais sao os beneficios da lichia para a saude 1

Controla a pressão arterial

A lichia tem uma grande quantidade de potássio e possui uma quantidade muito baixa de sódio, o que significa que ela pode ajudar o seu corpo a manter a pressão ideal. O potássio é considerado um vasodilatador, o que significa que ele reduz a contração dos vasos sanguíneos e das artérias, diminuindo assim o stress no sistema cardiovascular. Curiosamente, os níveis de potássio são quase três vezes maiores na lichia seca do que na lichia fresca.

Combate a gripe

Um poderoso composto fenólico encontrado na lichia tem sido ligado a uma série de importantes benefícios para a saúde, incluindo o combate a gripe, melhora na circulação sanguínea, redução de peso e proteção da sua pele dos raios UV. Ele também demonstra capacidades antioxidantes consideráveis, assim como o ácido ascórbico.

Melhora a circulação sanguínea

O cobre é outro mineral essencial encontrado em quantidades consideráveis ​​na lichia e embora o ferro seja mais comumente associado a células vermelhas do sangue, o cobre também é parte integrante da formação de eritrócitos. Portanto, o teor de cobre na lichia pode melhorar a circulação sanguínea e aumentar a oxigenação dos órgãos e células.

quais sao os beneficios da lichia para a saude 2

Auxilia na digestão

A quantidade significativa de fibras dietéticas presentes na lichia, como na maioria das frutas e legumes, ajuda a adicionar volume às suas fezes e aumenta a sua saúde digestiva. Isso também auxilia os movimentos intestinais a percorrer o trato digestivo suavemente, evitando constipações e outros distúrbios gastrointestinais

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!