Saúde

Bacon e salsicha contribuem para desenvolvimento do câncer

O bacon é uma comida deliciosa. Ao redor do mundo, muitas pessoas não vivem sem essa carne suína que é bem gostosa. Porém, nem tudo que reluz é ouro e o bacon, além de ter várias propriedades preocupantes relacionadas à gordura e ao sal, agora pode ajudar a causar um problema ainda mais grave. Eu sou um verdadeiro fã de bacon e saber dessa notícia me deixou bem preocupado!

De acordo com cientistas da Universidade de Harvard, não é somente o bacon, mas também o salame e a salsicha em alto consumo aumentam o risco de câncer. As carnes processadas em si ajudam mulheres e homens a desenvolverem um tumor maligno. A informação foi publicada no Jornal Internacional do Câncer e mostrou uma relação de 15 artigos publicados com cerca de 1 milhão de voluntárias estudadas.

Os cientistas conseguiram analisar que quem abusa do famoso cachorro-quente ou de uma refeição com bacon tem maiores chances de ter um câncer de mama: a doença aumentou em 9% entre quem come esse alimento com frequência. De acordo com os estudiosos, não são somente essas carnes: quem come filé mignon ou picanha tem 6% de chances de desenvolver a tão temida doença.

Mesmo com todos os dados analisados, ainda é preciso fazer novos estudos para que seja encontrado um mecanismo de causa e efeito da doença com a carne processada. Porém, reduzir a quantidade desse tipo de comida já pode ser uma prevenção contra tumores. Outra coisa que ainda está sendo estudada é qual seria a quantidade desses alimentos considerada excessiva. É muito importante variar a alimentação, procurando folhas, verduras e outros.

De acordo com a médica cancerologista Raquel Andrade Ribeiro, é injusto encontrar somente um vilão, já que todo alimento queimado, processado ou defumado conta com substâncias responsáveis por alterarem o DNA das células humanas após um longo tempo de consumo. Evitar os embutidos, excluir carnes queimadas e tostadas também reduzem as chances de desenvolver uma doença.

Gostou das dicas? Deixa aí nos comentários!

Leia Também: