Se existe uma doença que assusta qualquer um é o câncer: as pessoas costumam se prevenir de todas as formas, cortando de sua alimentação e dia a dia possíveis gatilhos para que essa doença se manifeste no corpo, uma vez que sua passagem costuma acabar com a saúde de várias pessoas e muitas vezes até com a vida dos pacientes que não conseguem resistir aos danos causados em seus órgãos.

Um novo dado muito preocupante foi divulgado pelo INCA, o Instituto Nacional do Câncer: segundo o órgão, 15,4 mil casos de câncer de boca são diagnosticados no Brasil e normalmente as causas são o abuso do cigarro e consumo de bebida alcoólica. Porém, uma nova pesquisa mostra que a poluição do ar também está entre as grandes causadoras desta doença tão preocupante.

O estudo que foi realizado em Taiwan conseguiu associar os dados de 66 estações de registro da qualidade do ar com dados de saúde de quase 500 mil anos com mais de 40 anos. A pesquisa mostrou mais de 11 mil casos do câncer de boca nos participantes analisados. Foram pesquisados a exposição dos participantes à partícula PM2.5s, que é tão pequena que invade vias aéreas do corpo humano e desencadeia problemas respiratórios e cardíacos.

poluicao

A pesquisa classificou os participantes em grupos, levando em conta o maior e o menor nível de exposição às partículas. Quem esteve mais exposto a esta partícula apresentava 43% mais de chance de desenvolver a doença. Um ponto importante é que as partículas cancerígenas não tem qualquer contato com a boca: entram pelo nariz e descem pela garganta. As chances do câncer aumentam, mas os cientistas ainda não sabem explicar ao certo o motivo.

O modo de vida do século XXI está apresentando ao ser humano novas doenças. Portanto, é muito importante ficar atento aos novos alertas emitidos pelos cientistas para que possamos viver com mais saúde e por mais tempo. Falando nisso, recentemente publiquei aqui um post sobre as pessoas mais velhas do mundo, dá uma olhada!

E aí, gostou do assunto? Deixa seu comentário!