Bom, quem já viu uma foto do planeta Terra com certeza percebeu que boa parte dele é azul (Se você for daltônico e não sabia disso… De nada), mas por que será? Essa pergunta para muita gente vai parecer óbvia, porém acredito que muitas crianças que nos dias de hoje possuem acesso a internet ainda não sabem a resposta para tal pergunta… E pode ficar tranquilo adolescente/adulto, essa não será a única dúvida desse post aqui. Já adianto que iremos fazer uma viagem louca pela maionese, então se preparem. Chega de enrolar, bora ser divertir um pouco.

Bom, para iniciar essa conversa, tenho que primeiro dizer que nem todo o planeta Terra é azul, afinal se formos analisar poderemos notar, além dos continentes, partes brancas que representam geleiras e nuvens. Enfim, boa parte do mundo é azul devido a enorme quantidade de água encontrada nele que, segundo informações, cobre 70% da sua superfície. Uma curiosidade bem interessante é que a cor da água muda de acordo com a região, por exemplo: A água perto dos continentes tende a ser mais clara e a que se encontra no meio do oceano tende a ser bem mais escura. Ok, já expliquei a primeira e principal parte deste post aqui. Vamos para a segunda etapa.

por que a terra e azul 1

Afinal, por que a água é azul? Se essa pergunta caísse no seu vestibular, o que você colocaria? Aposto que muitas pessoas ficariam na dúvida, mas se você olhou para essa pergunta e respondeu que é por causa do reflexo da cor céu, pode pegar seu diploma… Você é incrível. Pois é pessoal, a água do mar é azul pois ela reflete a cor do céu, isso explica o fato de quando pegamos água na mão e percebemos que ela é transparente. Com essa dúvida, outra pergunta surgiu, não é mesmo?

Afinal, por que o céu é azul Bom, já fizemos um post completinho só para explicar está dúvida que muitas pessoas tem, então caso queira saber… corre lá no post. Mas basicamente é porque os gases presentes na atmosfera terrestre refletem muito mais a cor azul do que qualquer outro comprimento de onda.

por que o ceu e azul

Mas e aí, o que achou do post? Comente logo abaixo e não se esqueça de compartilhar 😀