A acerola é uma fruta pequena de clima tropical que é nativa da América do Sul e Central, sendo muito valorizada por centenas de anos por várias culturas indígenas. Em termos de aplicações culinárias, a acerola pode ser consumida em sucos, doces, sorvetes, geleias e crua, obviamente. Mas a sua principal característica tem a ver com a grande quantidade de antioxidantes e vitaminas presentes em sua composição. Que tal conhecer os benefícios dessa fruta para a saúde?

Aumenta a imunidade do corpo

A acerola tem um dos maiores teores de vitamina C no mundo das frutas. Para as pessoas que querem impulsionar o funcionamento de seu sistema imunológico, basta consumir algumas acerolas em sua dieta semanal que elas logo apresentarão resultado. A vitamina C estimula a produção de glóbulos brancos, que são a principal linha de defesa do corpo contra agentes e patógenos potencialmente perigosos. Além disso, a vitamina C é um componente crucial do colágeno, o que significa que seu corpo pode se curar mais rapidamente ao reparar células, vasos sanguíneos, órgãos e tecidos.

quais sao os beneficios da acerola para a saude 1

Combate doenças cardiovasculares

Por ser uma fonte rica de potássio, a acerola também pode melhorar a saúde do seu coração. O potássio é um vasodilatador e por sua vez ajuda a aliviar a tensão no sistema cardiovascular, aumentando o fluxo sanguíneo e reduzindo a pressão arterial. Isso pode diminuir suas chances de desenvolver doenças como aterosclerose e também pode prevenir ataques cardíacos e derrames. A rica variedade de antioxidantes em sua composição também ajuda a manter o sistema cardiovascular livre do excesso de colesterol e de radicais livres que podem causar o estresse oxidativo.

Contribui para o controle da diabetes

Pesquisas recentes mostraram que os antioxidantes encontrados na acerola podem realmente ajudar a retardar a liberação de açúcar na corrente sanguínea. Essa regulação é um meio crucial de prevenir picos diabéticos, que podem ser perigosos para pessoas que sofrem com esse problema.

quais sao os beneficios da acerola para a saude 2

Melhora o metabolismo

Para manter o seu corpo funcionando em um ritmo normal, você precisa regular o seu metabolismo. Um dos grupos mais eficazes nesse quesito são as vitaminas do complexo B. Essas vitaminas (que incluem niacina, riboflavina e ácido fólico), ajudam a regular os processos hormonais e metabólicos para garantir que seu corpo funcione sem problemas.

Auxilia na digestão

Embora a acerola não tenha tantas fibras como outras frutas, ela ainda apresenta uma quantidade significativa que pode ajudar a melhorar a sua saúde digestiva. Suas fibras dietéticas promovem a passagem suave dos alimentos pelo trato gastrointestinal, o que alivia a constipação, inchaço, diarreia, cólicas, entre outros problemas. Além disso, as fibras dietéticas ajudam a eliminar o colesterol ruim.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!