Quando nos deparamos com algo estranho em uma fruta ou legume que estamos prestes a comer, é muito comum jogarmos essa parte fora imediatamente, como uma resposta natural do nosso instinto. O problema é que algumas dessas partes “estranhas” não só de frutas, mas dos vegetais em geral, contêm na verdade grandes quantidades de nutrientes que podem ser muito benefícios à nossa saúde ou até mesmo podem nos oferecer outros usos pouco conhecidos. Os fiapos da banana são um bom exemplo disso.

Muitas vezes descascadas e jogadas no lixo juntamente com a casca, os fiapos da banana, que são cientificamente chamados de “feixes de floema”, são tão nutritivos quanto o resto de toda a fruta. Eles carregam uma grande quantidade de potássio, fibras, vitamina A e vitamina B6. O floema é um tecido encontrado em praticamente todas as plantas e é um dos grandes responsáveis pelo transporte de nutrientes. Os feixes de floema são basicamente compostos de células vivas e permitem que produtos alimentícios, nutrientes e açúcares cheguem a todas as partes da planta de uma maneira segura e eficaz.

para que servem os fiapos da banana 1

E é exatamente isso o que esses fiapos fazem na banana. Eles agem como “veias” ou “artérias”, transportando corretamente os nutrientes necessários por toda a fruta, fazendo com que ela cresça de maneira adequada. Ou seja, não é preciso ter nojo dos feixes de floema ou achar que esses fiapos vão causar algum mal à sua saúde, muito pelo contrário, eles simplesmente ajudam a banana a crescer e a ficar deliciosa. Claro que a sua estrutura incomum pode deixar algumas pessoas desconfiadas, mas apesar de suas características estranhas, esses fiapos podem ser consumidos sem problemas.

Os feixes de floema também podem ser muito úteis ​​para determinar se uma banana está devidamente pronta para ser consumida. Se todos os nutrientes ainda não tiverem sido distribuídos uniformemente pela fruta, os feixes de floema permanecerão mais firmes, o que indica que a banana ainda não está completamente madura. O oposto ocorre com a banana madura, pois nessa condição os fiapos podem ser removidos com muito mais facilidade.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!