Há alguns dias trouxemos algumas curiosidades incríveis sobre Yu-Gi-Oh! Trading Card Game e é claro que não poderiamos esquecer de Magic: The Gathering. Este é um jogo de cartas colecionáveis que foi criado por Richard Garfield. Em Magic os jogadores constroem seus próprios baralhos de acordo com suas formas individuais de jogo para assim, vencer o adversário. Em 2003 o jogo comemorou seus 10 anos de existência, foi nesta data que a revista Games o selecionou para o Hall da Fama. Vale ressaltar que Magic foi o primeiro TCG (Trading Card Game) tendo, até hoje, mais de 12 milhões de jogadores ao redor do mundo. Mas chega de conversa e vamos ao que interessa!

Incríveis curiosidades sobre Magic: The Gathering

1. Você sabia que o nome do game seria outro? No inicio seu nome era Mana Clash que, mais tarde, tornou-se o nome de uma carta (Duelo de Mana). Richard Garfield sempre se referiu a sua criação como ‘Magic’, desde a concepção da ideia até o desenvolvimento completo. Porém, quando chegou o momento de registrar a marca, seu advogado disse que ‘Magic’ era um nome muito vulgar para ser registrado. Então, diversas alternativas foram surgindo até que Mana Clash foi decidida como a melhor ideia. Assim, esta foi a primeira solicitação do jogo. Porém, todos os funcionários da Wizards of the Coast e o próprio Garfield estavam familiarizados demais com o nome Magic, já que o mesmo era muito fácil de lembrar e rápido de dizer, assim chamaram o advogado para conversar mais uma vez. Foi então que ele sugeriu então acrescentar algo ao nome do jogo, assim surgindo o ‘The Gathering’.

2. Você sabia que a cor do logotipo mudou? No princípio, a mesma era azul e pode ser vista atrás de todas as cardas. Porém, a Wizards acabou percebendo que a cor azul não ficava bacana nas embalagens e publicidades de Magic, assim não chamando muita atenção. Por isso, a cor foi alterada para amarelo. Por isso hoje podemos ver o logotipo amarelo estampado em tudo, menos na parte de trás das cartaz que continua azul.

incriveis curiosidades magic the gathering tricurioso 1

3. Quando surgiram as primeiras expansões do jogo, haviam dois tipos de cartas que não tinham consigo a informação do ‘tipo’ a qual pertenciam. Nas cartas de criatura, por exemplo, dizia ‘Invocar Qualquer Coisa’. Enquanto as auras diziam ‘Encantar Qualquer Coisa’. Sinistro né?

4. Existem mais de 15 mil cartas diferentes de Magic, uma curiosidade interessante é que a carta número 10.000 foi editada para ‘Fragmentos de Alara’ (Shards of Alara). A ideia era celebrar o evento, porém acabou não fazendo já que era difícil precisar se aquela era mesmo a carta nº 10 mil. Muito triste, não acha?

5. Você sabia que antigamente os Boosters de Magic não eram vendidos com quinze cartas? (16, se contar a ficha). No passado, Alliaces, por exemplo, era vendida em um Booster com 12 Cartas, Unglued em um Booster de 10 cartas e tiveram até mesmo expansões menores como Homelands, por exemplo, que tinham Booster de 8 cartas. O recorde de menor Booster foi para Conflux que possuia apenas 6 cartas.

6. Já percebeu que atrás das cartas de Magic está escrito ‘Deckmaster’? Na sua concepção, a ideia era ter diversos outros jogos de cartas colecionáveis diferenciadas. Logo, para identificar que todos esses jogos eram criação da Wizards, foi criada esta marca ‘Deckmasters’. Porém, acabou que a marca não foi amplamente divulgada e acabou sendo descontinuada. Mas afinal, por que ela continua sendo estampada em todas as cartas? Porque segundo os fabricantes, é muito importante que a parte de trás de todas as cartas sejam iguais, por isso nunca foi mudado, assim como a cor do logotipo.

incriveis curiosidades magic the gathering tricurioso 2

7. Agora para finalizar, aqui vai uma curiosidade bizarra. Quando a Wizards estava trabalhando na divulgação do MOL (Magic Online, software que permitia jogar o game através da internet), foi feito um cálculo de quantos baralhos era possível montar com as 2 mil cartas existentes na época. O objetivo era usar o dado como chamada publicitária e a resposta foi assustadora. Com apenas 2 mil cartas era possível criar mais baralhos do que o número de átomos do universo. Agora, pense comigo… Na época existiam apenas 2 mil cartas, hoje que existem mais de 15 mil, quão absurdo seria esse número?

Você é um fã de Magic? Conte para a gente nos comentários! <3