A graviola é uma das frutas com o visual mais exótico que você pode encontrar por aí. Nativa da América Central, essa fruta apresenta um sabor que se assemelha a uma variedade de frutas cítricas misturadas, o que torna o seu consumo uma experiência única, seja através de sucos, sorvetes ou pela sua ingestão direta. Que tal conhecer os benefícios que a graviola pode trazer para a nossa saúde?

Promove a saúde do trato digestivo

Alguns estudos relacionam o consumo de graviola à diminuição das chances do desenvolvimento da úlcera estomacal, pois essa fruta ajuda a fortalecer o conjunto estrutural dos revestimentos mucosos nessa região. A graviola também pode ajudar a diminuir os efeitos da oxidação dos órgãos, possivelmente ajudando a prevenir o surgimento de problemas como a Doença de Crohn e a síndrome do intestino irritável. Além disso, os nutrientes da graviola podem oferecer uma proteção extra contra as bactérias do estômago.

quais sao os beneficios da graviola para a saude 1

Promove o relaxamento a ajuda a diminuir o estresse

Quando você está estressado, o seu corpo produz automaticamente um quantidade enorme de hormônios como a adrenalina e o cortisol. Apesar desses hormônios serem essenciais na saúde geral, os seus altos níveis não costumam trazer benefícios. De fato, uma taxa muito alta de cortisol pode dar origem a vários efeitos negativos, o que inclui a insônia. O consumo da graviola pode ajudar a regularizar os efeitos da elevação dos níveis de cortisol, reduzindo a ansiedade e promovendo boas noites de sono.

Aumenta a imunidade do corpo

A vitamina C e os antioxidantes presentes na graviola ajudam a estimular a produção de células específicas que funcionam como uma linha de defesa contra possíveis infecções. Ao melhorar a sua quantidade de glóbulos brancos, o seu sistema imunológico terá muito mais força para protegê-lo contra os patógenos que causam danos à saúde.

É boa para os olhos

A graviola é rica em antioxidantes que ajudam a reduzir a carga oxidativa no corpo. Além disso, a presença das vitaminas A, C e E, além de muitos compostos naturais de carotenoides, ajudam a preservar a saúde dos olhos. Isso previne o surgimento de doenças como a degeneração macular ou até mesmo o desenvolvimento de cataratas.

quais sao os beneficios da graviola para a saude 2

Ajuda a aliviar doenças do trato respiratório

A graviola pode ser uma grande auxiliar na redução da secreção do muco, no alívio da irritação na garganta e até mesmo agir como um expectorante moderado em sintomas associados aos resfriados. Além disso, essa fruta também possui propriedades antimicrobianas, o que de certa forma ajuda a acelerar a recuperação da pessoa enferma, promovendo a eliminação dos patógenos estranhos que possam persistir em tomar conta do seu organismo.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar

Estudos realizados em várias partes do mundo sugerem que a graviola tem a capacidade de regular os níveis de açúcar no sangue. Muito provavelmente, o mecanismo por trás dessa ação é a inibição de enzimas que ajudam a decompor os carboidratos complexos em glicose ou bloquear a sua absorção. Além disso, os nutrientes da graviola podem ajudar o pâncreas a criar novas células produtoras de insulina, o que pode compensar quando as células mais antigas param de funcionar.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!