Apesar da existência de mais de 5.000 mamíferos no planeta, incluindo golfinhos e ornitorrincos, a maioria esmagadora dos seres humanos ainda mantem uma relação muito íntima com o leite de vaca. Ainda que algumas pesquisas mostrem os benefícios promovidos pelos leites produzidos por outros animais, como o leite de cabra, é praticamente impossível tirar o líquido produzido pelas vaquinhas da primeira colocação. Mas por que isso acontece?

No geral, todo esse fascínio pelo leite de vaca se resume a três fatores: sabor, facilidade de criação e lucratividade. No caso específico do sabor, o leite de vaca pode ser facilmente separado em uma parte líquida e uma parte cremosa, de modo que ele se torna uma bebida fácil de ser ingerida e muito versátil na preparação de vários pratos feitos a partir do seu creme, como sorvetes e molhos. Além disso, o seu teor de gordura é semelhante ao do leite humano, o que o torna muito agradável ao nosso paladar. Vale lembrar que alguns animais produzem leites tão gordurosos são quase intragáveis como bebida, mas servem como excelentes ingredientes na produção de queijos e outros laticínios.

por que o leite de vaca e o mais consumido pelos seres humanos 1

A facilidade de criação das vacas também desempenha um papel muito importante na popularidade do seu leite. As vacas são animais relativamente dóceis e fáceis de confinar, uma característica muito importante quando se trata de produção em massa. As cabras e as ovelhas, por outro lado, são animais que “correm muito” e que precisam pastar livremente em trechos de vegetação bastante específicos, o que torna a sua criação em grande escala bem mais complexa.

Por último, mas não menos importante, existe o fator financeiro por trás da popularidade do leite de vaca. A produção de leite fornecida pela maioria dos animais mamíferos gira em torno de 1 a 2 litros de leite por dia, o que faz com que eles não sejam tão atraentes economicamente quanto as vacas, que produzem em média cerca de 15 litros por dia. Ou seja, ao que tudo indica, deveremos ficar dependentes do leite de vaca ainda por um bom tempo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!