Durante muito tempo, a menor coisa que os humanos conseguiam ver seria algo com a mesma espessura de um fio de cabelo. No entanto, quando o microscópio foi inventado por volta de 1590, o homem passou a enxergar um novo mundo de seres vivos ao nosso redor, dando origem à descobertas que nunca teriam sido possíveis anteriormente. Mas final, quem foi o responsável por essa maravilhosa invenção?

Historicamente falando, existem algumas controvérsias sobre a invenção do microscópio. Alguns historiadores dizem que o responsável pela sua criação foi Hans Lippershey, mais famoso por ter sido o responsável pela primeira patente de um telescópio. Mas os indícios mais convincentes apontam para Hans e Zacharias Janssen, respectivamente pai e filho. Os historiadores atribuem a invenção do microscópio aos Janssens graças às cartas do diplomata holandês William Boreel.

quem inventou o microscopio 1

Zacharias Janssen.

Na década de 1650, Boreel escreveu uma carta ao médico do rei francês na qual ele descrevia a existência do microscópio. Em sua carta, Boreel disse que Zacharias Janssen começou a escrever para ele sobre a criação de um dispositivo desse tipo no início da década de 1590, embora Boreel só tenha visto um microscópio propriamente dito anos depois. Alguns historiadores argumentam que Hans Janssen ajudou a construir o microscópio, já que Zacharias era adolescente na década de 1590.

O primeiro microscópio de Janssen era composto, ou seja, usava pelo menos duas lentes. A lente objetiva é posicionada perto do objeto e produz uma imagem que é captada e ampliada ainda mais pela segunda lente, chamada ocular. Um museu de Midelburgo, na Holanda, possui um dos primeiros microscópios de Janssen, datado de 1595. Ele tinha três tubos deslizantes para lentes diferentes, nenhum tripé e era capaz de ampliar entre três a nove vezes o tamanho real.

quem inventou o microscopio 2

Reprodução do primeiro microscópio composto feito por Hans e Zacharias Janssen.

O uso do microscópio no meio científico avançou consideravelmente durante todo o século XX. Hoje, os laboratórios podem usar microscópios incrivelmente modernos, que são muitas vezes ligados à computadores que conseguem analisar imagens que não seriam visíveis ao olho humano. Para se ter uma ideia, alguns microscópios modernos podem até capturar a imagem de um único átomo, fornecendo uma precisão em detalhes que é essencial na condução de certos experimentos.

Sabia dessa? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!