Saúde

Quais são os benefícios das sementes de chia para a saúde?

Quais são os benefícios das sementes de chia para a saúde?

As sementes de chia são consideradas um dos presentes mais nutritivos fornecidos pela mãe natureza. Civilizações antigas como os astecas e os maias já colhiam os benefícios dessas sementes, que são ovais e possuem uma textura brilhante que variam do branco ao marrom. Conheça a seguir os benefícios que as sementes de chia podem trazer para a sua saúde:

Ajuda na redução de peso

Vários nutricionistas afirmam que as sementes de chia contribuem para a perda de peso. Devido ao seu alto teor de fibra, elas absorvem uma grande quantidade de água e posteriormente se transformam em substância com uma consistência semelhante a um gel. Essa substância se expande e mantém o estômago saciado por várias horas. Além disso, a chia pode ser muito bem aproveitada como um bom lanche pré e pós-exercícios.

Fortalece os ossos

As sementes de chia são ricas em cálcio, magnésio e fósforo, que são elementos essenciais na formação de ossos fortes e saudáveis. Para se ter uma ideia, as sementes de chia têm aproximadamente 18% mais cálcio do que a maioria dos laticínios, o que é uma grande vantagem para as pessoas que são intolerantes aos produtos que são feitos a partir do leite.

Ajuda a controlar os níveis de açúcar no sangue

As sementes de chia são ricas em fibras, proteínas e ômega-3, que auxiliam na manutenção dos níveis de açúcar no sangue. Além disso, estudos provaram que as sementes de chia têm propriedades que podem beneficiar os diabéticos.

É boa para a pele

As sementes de chia podem ajudar a deixar a sua pele mais saudável, brilhante e livre de rugas. Isso acontece por que elas têm minerais importantes em sua composição, como o zinco, que promove o crescimento saudável dos cabelos e deixa a pele mais bonita e sedosa.

Auxilia na digestão

Por ser rica em fibras, a chia ajuda a combater as bactérias prejudiciais ao estômago, que causam problemas como cólicas e infecções intestinais. Além disso, ela tem a capacidade de promover um melhor fluxo intestinal, ajudando na digestão.

Gostou? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!

Leia Também: