Há algumas semanas contamos a fatídica história da Torre de Pisa e hoje ao ler esta notícia, não poderia deixar de publica-la para vocês. Caso você não se recorde, a Torre de Pisa fica na Itália e é um dos pontos turísticos mais lembrados de todo o mundo.

Como contamos na matéria sobre sua história, ouve um tempo em que sua inclinação era tamanha que haviam sérias preocupações sobre se ela realmente se manteria em pé. Por isso nos anos 90 foi criado um plano cujo objetivo é justamente manter o prédio intacto. Então, uma equipe de profissionais se reuniu e tem agido desde então para evitar este colapso. E não é que todo esse esforço deu resultado?

torre de pisa restaurada tricurioso 1

Medições recentes afirmam que a Torre de Pisa recuperou cerca de quatro centímetros, o que seria meio grau de inclinação. Essa recuperação foi suficiente para recuperar a estabilidade do prédio. Segundo o presidente da comissão Salvatore Settis “É como se tivesse tirado dois séculos de sua idade fora”. É ou não é a melhor plástica que existe? Hehe.

Agora, sua posição está muito próxima a de quando foi construída ainda em 1173 e a expectativa é de que ela fique firme por pelo menos mais 300 anos. Para essa façanha foram utilizadas injeções de ar embaixo da torre, chegando ao resultado de 3,95 graus de inclinação.

Incrível o que uma boa engenharia pode fazer com uma terrível, não é mesmo? Hehe. Comente!