Há pouco mais de cem anos atrás, uma pequena comunidade agrícola chamada Turriff, na Escócia, tornou-se o palco improvável de uma das manifestações mais bizarras já realizados contra o governo. No centro de toda essa revolta, havia uma vaca leiteira branca, que viria a ficar conhecida em todo o país com o nome de “Turra Coo”.

A história da revolução causada pela vaca começa em 1911, ano em que o governo resolveu introduzir uma o chamado “Seguro Nacional”. De acordo com esse novo projeto, tanto os trabalhadores como os empregadores seriam obrigados a contribuir para o financiamento de benefícios estatais, como o seguro contra doenças e desemprego, que era obrigatório para todos os trabalhadores entre 16 a 70 anos. Muitas pessoas até achavam que o seguro era uma medida interessante, mas reclamavam que o nível de contribuição exigido era alto demais.

Um fazendeiro local, chamado Robert Paterson, que empregava muitos trabalhadores em sua fazenda, se recusou a carimbar os cartões de seguro de seus empregados, o que acabou irritando as autoridades governamentais. Após o acontecido, o governo multou Paterson por causa do não pagamento dos impostos. Paterson até chegou a pagar a multa, mas se recusou a compensar os atrasados. Em resposta, o tribunal ordenou a polícia a tomar todos os bens da fazenda de Paterson. No entanto, quando os oficiais chegaram para apreender os bens da propriedade, a única coisa de valor que eles encontraram era uma vaca leiteira do fazendeiro.

a historia da vaca que deu origem a uma grande manifestacao na escocia 1

Então, o governo anunciou a realização de um leilão do animal, mas os mercados agrícolas de Turriff se recusavam a organizar a venda, de modo que nenhum leiloeiro local se apresentou para realizar o evento. Por causa disso, as autoridades tiveram que trazer um leiloeiro de fora da comunidade para realizar o leilão no centro da cidade.

No dia marcado, a praça estava cheia de gente e existia toda uma tensão no ar, já que praticamente toda a população estava do lado da vaca e do seu fazendeiro, contrariando o governo local. Em determinado momento, a multidão se agitou de tal forma que acabou assustando a vaca, que saiu correndo pelas ruas.

a historia da vaca que deu origem a uma grande manifestacao na escocia 2

Tudo isso instaurou um caos na cidade, levando a vários motins e manifestações. Uma multidão de 100 pessoas chegou a atacar os oficiais de polícia com frutas podres e ovos, enquanto a vaca Turra Coo escapava.

A vaca foi posteriormente encontrada escondida em um celeiro próximo e foi levada para a cidade de Aberdeen, onde seria leiloada em um evento mais organizado. Curiosamente, a vaca foi vendida com sucesso, mas a comunidade local se reuniu, fez uma “vaquinha” e comprou a vaca de volta. O retorno da vaca para a fazenda dos Patersons em 20 de janeiro foi celebrado em um grande evento público. Mais de 3.000 pessoas compareceram para ver a vaca desfilar nas ruas de Turriff, adornada com fitas e guirlandas de flores secas.

a historia da vaca que deu origem a uma grande manifestacao na escocia 3

A vaca morreu seis anos depois e foi enterrada em um canto da fazenda de Paterson. No entanto, ela não foi esquecida. Por incrível que pareça, o animal se tornou uma espécie de emblema da cidade, o que levou à construção de uma escultura em sua homenagem no ano de 2010.

Que evento histórico bizarro, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!