Curiosidades, Saúde

Tomar banho quente faz mal?

Tomar banho quente faz mal?

Não existe nada mais gostoso do que tomar um banho quente para relaxar todos os músculos, vestir uma roupa confortável e descansar. Este é definitivamente meu momento favorito do dia. Porém, você sabia que tomar banho quente faz mal a sua pele? É  isso mesmo! Por quê? É o que iremos descobrir!

Então, o que pode parecer um verdadeiro remédio para o corpo é, na verdade, quase um veneno. A água quente de um longo banho pode ser muito prejudicial para a saúde e viscosidade de sua pele. Isso porque age diretamente na camada manto-lipídica da sua pele que é a responsável pela textura macia. Fora que a alta temperatura causa a dilatação dos poros, o que pode provocar diversas coceiras na sua pele. Além disso, a água muito quente é capaz de retirar toda a camada protetora da sua pele, assim deixando-a exposta a diversos riscos. Quem possui acne também pode perceber o agravamento das mesmas ao aderir esta prática já que a alta temperatura propicia a liberação de glândulas sebáceas, o que deixa a pele ainda mais oleosa e aumenta o número de espinhas e cravos pela pele.

Mal para o cabelo

O banho quente não faz mal apenas para a pele como também para os seus cabelos. A água muito quente faz você perder muito mais fios de cabelo do que seria o normal para o seu sistema, além disso também aumenta a quantia de oleosidade do couro cabeludo da mesma forma como do resto do corpo. A formação de caspa muitas vezes também se inicia devido a água muito quente em função da proliferação de fungos, isso além de causar danos aos fios em função das cutículas que ficarão abertas devido a temperatura, assim causando cabelos opacos e sem brilho.

O segredo é o equilíbrio. Não é preciso passar 30 minutos embaixo d’água extremamente quente. Tome um banho em temperatura razoável e em um tempo razoável também, não apenas seu corpo e sua saúde vão agradecer como o planeta também (e a sua conta de luz, dependendo).

Você sabia dessas informações? Comente!

 

Leia Também: