A acelga tem sido usada em várias aplicações culinárias desde os séculos passados. Esse vegetal costuma ser consumido cru em saladas, enquanto suas folhas maduras e seus talos duros podem ser cozidos para a preparação de refogados e de outras receitas similares. Mas o que realmente chama a atenção na acelga é o seu valioso perfil nutricional. Conheça a seguir alguns dos seus principais benefícios para a saúde:

Promove a saúde cardiovascular

A acelga é considerada um alimento anti-hipertensivo, pois contém minerais que são necessários para promover uma melhor circulação sanguínea e a regulação dos batimentos cardíacos. Esse vegetal também tem a capacidade de eliminar os fatores inflamatórios que podem agravar os níveis elevados de colesterol, pressão alta e o risco de ataque cardíaco ou derrame.

quais sao os beneficios da acelga para a saude 1

Combate a anemia

Cada porção de 100 g de acelga fornece aproximadamente 10% da ingestão diária recomendada de ferro. O consumo regular de alimentos ricos em ferro, como a acelga, aumenta a produção de glóbulos vermelhos, sendo uma maneira segura de prevenir ou combater a anemia.

Promove o desenvolvimento ósseo

A acelga é uma excelente fonte de cálcio e vitamina K, que são os nutrientes essenciais para a manutenção de uma estrutura óssea forte. Para se ter uma ideia, cerca de 99% das reservas de cálcio do corpo estão acumuladas nos ossos. Por isso, é necessário manter a sua densidade mineral em excelente estado para prevenir fraturas ou problemas como a osteoporose.

quais sao os beneficios da acelga para a saude 2

Ajuda no desenvolvimento cognitivo

A ingestão diária de vegetais com altos níveis de betalaína, como a acelga, fornece uma proteção natural contra distúrbios relacionados ao estresse oxidativo, incluindo doenças neurodegenerativas. A acelga suíça, mais especificamente, contém generosas quantidades de betalaínas e uma variedade de antioxidantes que combatem os radicais livres e protegem as células cerebrais de possíveis mutações do DNA e do dano oxidativo excessivo. Isso reduz o risco de desenvolvimento de doenças como Alzheimer e Parkinson.

Mantém o cabelo e a pele saudáveis

A acelga contém biotina, um composto orgânico que costuma ser associado aos cabelos saudáveis. Isso acontece porque a biotina estimula o desenvolvimento dos folículos pilosos, prevenindo o enfraquecimento dos cabelos. Da mesma forma, a biotina é capaz de proteger a pele contra infecções fúngicas, acne, secura e erupções cutâneas.

Gostou? Compartilhe a matéria e deixe o seu comentário!