Curiosidades, Saúde

Por que barulho de água nos faz sentir vontade de urinar?

Por que barulho de água nos faz sentir vontade de urinar?

Quem nunca esteve com uma leve vontade de urinar que aumentou drasticamente ao ouvir barulho de água? Parece mágica, macumba, chame como quiser, mas é a maior verdade da vida. Mas afinal, por que isso acontece?

Então, isso tem até mesmo um nome bonito… É o condicionamento pavloviano. Funciona com o mesmo sistema utilizado para treinar os cães que sabem que quando o sino toca é hora de comer. O cérebro entende que quando aquele som de água pingando começa, significa que sua bexiga está esvaziando porque é o barulho que ele sempre ouve quando você faz isso… Entendeu? Fora que este barulho esta presente em todo o ‘ritual de urinar’. Quando você entra no banheiro e efetivamente faz xixi, ele está lá. Quando você puxa a descarga, ele está lá. Quando você lava as mãos, ele está lá. Quando você faz xixi no banho, ele está lá. O banheiro é cercado por água e consequentemente, o barulho dela também.

Porém, é claro que esse barulho relaxante sozinho não faz você sair fazendo xixi por ai do nada. Você precisa estar com a bexiga cheia e o chamado centro pontino da micção – local próximo ao cérebro – não ter mais a capacidade de inibir o centro sacral da micção para então você urinar após ouvir o som.

Doido né? Comente!

Você também pode gostar de