Você já teve a sensação de passar por uma situação que já tenha vivido antes? Essa sensação se chama “déjà vu”, uma expressão francesa que significa “já visto” e é usada para expressar uma situação que ocorre no nosso cérebro.

O termo déjà vu foi usado pela primeira vez no século 18 por Emile Boirac, estudioso de fenômenos psicológicos, definindo que seria quando vemos ou sentimos algo pela primeira vez e temos a sensação de já ter vivido essa experiência antes. O estudioso acreditava que o déjà vu era um flashback de outras reencarnações vividas pela pessoa.

DejaVu tricurioso

Leia também: Você saiba que o estresse pode diminuir o tamanho do seu cérebro?

Como isso acontece?

O fenômeno ainda não foi totalmente esclarecido,  mas os especialistas afirmam que não há nada de paranormal nele. É apenas uma reação do nosso cérebro, checando as memórias que está criando. O déjà vu seria um sistema de checagem de memória do cérebro, é uma experiência baseada na memória, os centros de memória do cérebro são os responsáveis pelo fenômeno.

Déjà vu e a Religião

Para o espiritismo, o déjà vu é visto como recordações de vidas passadas e pode estar ligado também a uma experiência do espírito quando sai do corpo durante o sono. Para a parapsicologia o fenômeno  pode ser uma forma de premonição e de prever acontecimentos futuros.

Diversas teorias surgiram para explicar o assunto, desde eventos sobrenaturais, falta de atenção da pessoa, até mesmo previsões para o futuro. Já os especialistas afirmam que é apenas a falta de sincronia no cérebro que cria a falsa impressão de estar vivendo novamente a situação.

tricurioso dejavu

Nunca tive um Dèjá vu, tem algo errado?

Não há razão para se preocupar, tudo está funcionando bem. Não ter essa experiência significa que seu cérebro não está cometendo erro nenhum de memória. O dèjá vu acontece com mais frequência entre os jovens, em pessoas que viajam bastante e em situações de estresse.

Você sabia disso? Já viveu essa experiência? Conta pra nós!