Quem não gostaria de viajar no tempo e caminhar com dinossauros? Ou talvez visitar o Titanic, ver a Torre Eiffel ser construída… Quem sabe não precisamos ir tão longe, apenas voltar alguns anos e ver aquela pessoa que já partiu, reviver um momento especial, relembrar algo já quase esquecido.

Um tema bastante abordado em filmes, livros, séries, a viagem no tempo é algo que nos prende a atenção. Vários filmes retratam as consequências que as viagens no tempo podem acarretar e um bom exemplo é o filme Projeto Almanaque no qual um grupo de jovens encontra instruções para construir uma máquina do tempo. No começo, as excursões ao passado rendem diversões, como idas a shows passados e dinheiro, ganhando na loteria. Porém pequenas modificações no passado passam a trazer grandes consequências no presente.

É possível viajar no tempo

É possível viajar no tempo

Afinal, dá para viajar no tempo?

Há especialistas que dizem que sim, é possível viajar no tempo, mas somente para o futuro. Isso seria possível de duas maneiras: embarcando em uma viagem próxima a velocidade da luz ou sobrevoando uma região onde a força da gravidade seja extrema, como por exemplo um buraco negro.

Como funcionaria?

A Teoria da Relatividade, de Einsten, é quem norteia os estudos sobre viagens no tempo. Nela o cientista comprova que nada pode ser mais rápido que a velocidade da luz. Se o homem puder chegar nessa velocidade, ele pode viajar para o futuro. Por quê? Porque o tempo passaria muito mais devagar para quem viaja nessa velocidade. Para astronauta viajando no espaço por um ano inteiro próximo a velocidade da luz terá se passado para um observador na Terra terão se passado setenta anos.

E viajar no tempo sem usar a velocidade da luz?

Uma descoberta de Einsten também nos diz que o “espaço-tempo” se curva na presença de massa, permitindo a possibilidade de buracos de minhoca. Esses buracos são túneis que ligam duas partes muito distantes do universo. Entrar em um deles faria com que o viajante terminasse em um ponto diferente do universo.

É possível viajar no tempo

É possível viajar no tempo

Leia também: Quanto tempo leva para dar uma volta completa na Terra?

Pelo visto não há ainda uma máquina especial que nos permita viajar no tempo sem ser sugado por um buraco negro, mas com o avanço da tecnologia, quem sabe um dia não há teremos?

E você gostaria de viajar no tempo? Conta pra nós!