Ainda estou na saga da enxaqueca em busca do melhor medicamento para tratar de meu problema. Após o aumento na dosagem do Topiramato, infelizmente meu organismo não se adaptou e continuei tendo crises, o que levou minha neurologista a fazer a troca do medicamento por outro chamado propranolol. Vamos descobrir para que ele serve?

Pois bem, o propranolol é um medicamento cujo objetivo é inibir hormônios responsáveis pelo estresse ou superativação fisiológica – adrenalina e noradrenalina. Ele age na regulação do sistema nervoso simpático, assim reduzindo a frequência cardíaca, tremedeiras, problemas digestivos e até mesmo sudorese. É excelente para pessoas que sofrem de ansiedade e fobia social. Além disso, também é indicado para:

  • Pessoas que superaram angina de peito ou ainda infarto cardíaco;
  • Por ser um excelente vasodilatador e relaxante, auxilia no tratamento de enxaquecas ou cefaleias tensionais;
  • Auxilia no tratamento de problemas de glândula da tireoide;
  • Auxilia pessoas que sofrem de glaucoma.

para que serve propranolol tricurioso

Propranolol tem efeitos colaterais?

Como todo medicamento, existem sim alguns efeitos colaterais que devem ser observados. Porém ele não é considerado um psicofármaco já que age em funções cardíacas, então sua bula costuma ser um tanto menos assustadora. Vamos a lista de possíveis efeitos colaterais em caso de abuso do medicamento:

– Sensação de extremo cansaço;
– Diminuição do ritmo cardíaco;
– Pesadelos e alterações no sono;
– Mãos e pés gelados devido ao baixo pulso;
– Doença de Raynaud (formigamento e espasmos nos dedos, dores e sensação de calor).

Contraindicações do Propranolol

Pessoas que possuem asma, hipotensão, problemas renais e diabetes não devem fazer uso deste medicamento, então caso você faça parte de um desses grupos, informe ao seu médico para que ele possa prescrever outro medicamento. Além disso, de forma alguma se auto-medique, sempre busque auxilio de um profissional habilitado para que ele possa indicar qual a melhor solução para seus problemas, ok? Ok.

Interessante como um medicamento pode auxiliar em várias áreas, não é mesmo? Comente!