Há alguns meses explicamos aqui no TriCurioso qual a origem dos termos Hatch e Sedan e também as características necessárias para participar de cada grupo. Porém, existe na minha mente uma dúvida cruel que simplesmente não me abandona. Por que o Fusca é chamado de Sedan se possui apenas dois volumes?

Para refrescar sua memória, os Hatchs são carros que possuem dois volumes, ou seja, a parte do capô onde geralmente fica o cofre do motor e a parte onde fica o motorista, os passageiros e o espaço do bagageiro. Já os Sedans possuem três volumes: área do capô, espaço para motorista e passageiros e o bagageiro em espaço separado, sem acesso a cabine. Entendeu? 2 volumes, Hatch, 3 volumes, sedan. Mas e o Fusca?

por que fusca e sedan tricurioso 1

Leia também: Algumas curiosidades sobre a criação do querido Fusca!

Como bem sabemos, o porta-malas do fusca fica na parte dianteira, então temos a cabine onde ficam o motorista e os passageiros e por último, um pequeno espaço na traseira onde fica o motor. Este último não conta como volume, logo temos apenas 02 volumes no automóvel… Então, por que ele é chamado de Sedan? Acontece que na década de 40 quando o Fusca surgiu, Sedan servia para diferenciar os carros de transporte para passeio dos demais, logo Sedan significa que o Fusca é um carro de passeio! Alemães e seu costume de confundir a nossa mente… hehe.

Ficou mais fácil de compreender agora, não é mesmo? Comente!