Mais cedo falamos sobre a importância do uso diário do protetor solar e também de seus prováveis riscos a saúde caso seja utilizado da forma errada. Pensando em tudo isso uma curiosidade veio a mente: Como é feito o filtro solar?

Pois bem, existem dois componentes principais que compõem o produto, são eles orgânicos – químicos – e inorgânicos – físicos. A parte orgânica/química do filtro solar é aquela que compõe os aromas. É esta a parte responsável pela permissão da chegada dos raios UV até a pele, porém através de suas reações químicas, faz com que estes raios transmitam apenas um tipo de energia inofensiva para a saúde da nossa pele. Agora, as substâncias inorgânicas/físicas tem origem mineral – sendo em sua maioria óxido de zinco ou dióxido de titânio. Seu papel é criar uma barreira física – tal como um tecido – que reflete a radiação e impede que a mesma atinja sua pele.

como feito filtro solar tricurioso

A maioria dos filtros solares encontrados no mercado são uma composição dos compostos físicos e químicos, porém é possível encontrar bloqueadores solares que utilizem apenas componentes químicos ou apenas componentes físicos. Quanto maior a quantia deste tipo de substância no produto, maior será seu fator de proteção, comumente chamado de FPS.

Curioso, não é mesmo? Comente!