Ouvimos todos os dias termos médicos e ao ir no consultório, talvez você tenha se deparado com o termo ansiolítico. Mas afinal, o que é isso?

Pois bem, em resumo os ansiolíticos são medicamentos destinados para tratamento de ansiedade, daí vem o nome. A ideia é reduzir seus níveis de tensão e ansiedade caso você sofra com esse terrível transtorno. Para serem efetivos, esse tipo de medicamento age diretamente em áreas do cérebro que controlam a ansiedade e o estado de alerta. Como efeito, você se sentirá tranquilo e relaxado.

Também chamados de calmantes ou tranquilizantes, os ansiolíticos podem ser indicados para pacientes que sofrem de insônia já que causam bastante sonolência. A maioria deste tipo de medicamento é benzodiazepínico e age diretamente nos neurotransmissores que proporcional o efeito sedativo e tranquilizante no sistema nervoso central. Descoberta nos anos 50, esta droga tem o uso aumentado a cada ano, tendo um crescimento perturbador em nossa década atual.

o que e ansiolitico tricurioso 1

Segundo a OMS, o Brasil é líder em transtorno de ansiedade, sendo que 9,3% da população sofre do distúrbio. Quando o assunto são outras doenças que afetam a saúde mental, 5,3% dos brasileiros possuem depressão. Vale ressaltar que os ansiolíticos não resolvem o problema, apenas agem nos sintomas para que você possa agir normalmente durante o dia a dia, ir trabalhar e realizar suas atividades. É muito importante que eles sejam administrados junto a outros tratamentos para curar o transtorno.

Você sabia disso? Comente!