A Valeriana é uma planta medicinal também conhecida por Erva do Gato e Valeriana selvagem. O chá de Valeriana é uma opção natural usada para tratar a ansiedade. Ela é uma planta rica em propriedades calmantes e sedativas, que ajudam a evitar o estresse. O chá de Valeriana também é usado para facilitar o sono e aliviar a tensão tanto física quanto mental.

Essa planta é encontrada para venda em sua forma natural em farmácias de manipulação e feiras. Também é vendida em cápsulas, comprimidos, na forma de tintura e em gotas.

cha de valeriana tri curioso

Leia também: As cinco bebidas mais bizarras do mundo

Essa planta é conhecida por ter propriedades antiespasmódicas, sedativas, calmantes, soníferas, anticonvulsivantes, relaxantes e soporíferas.

Os benefícios do chá de Valeriana

  • Ajuda a dormir melhor, pois possui propriedades relaxantes e sedativas. Essas propriedades estimulam e provocam o sono. Ela é usada como remédio natural para pessoas com insônia. O chá diminui o tempo que a pessoa leva para dormir e melhora a qualidade do sono.
  • Alivia as cólicas menstruais, pois a Valeriana é antiespasmódica e atua como um relaxante natural para os músculos e reprime os espasmos musculares.
  • Diminui a pressão arterial, seus compostos ativos contribuem com a regulação da pressão arterial.
  • Combate a ansiedade e o estresse, pois ajuda a regular as células nervosas e acalma a ansiedade.
  •  Auxilia no tratamento do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC).

Como fazer chá de Valeriana

Para fazer o chá de Valeriana, você precisa de uma colher de chá de raiz de Valeriana e 500 ml de água. Coloque os 500 ml de água para ferver, quando estiver fervente desligue o fogo e acrescente a colher de raiz de Valeriana. Deixe tapado descansando por cinco minutos. Coe e beba em seguida. Pode ser tomada de uma a três xícaras por dia.

valeriana tri curioso

Mas atenção, esse chá não deve ser consumido por grávidas nem por pessoas que sofrem com problemas no fígado.

Você já conhecia os benefícios desse chá? Conta pra nós!