Como bem sabemos, a cesariana é uma cirurgia que tem como objetivo fazer o parto de um ou mais bebês, ela é utilizada quando o parto normal é arriscado ou ainda quando a família opta por ela. Entretanto, você já parou para pensar em porque este procedimento médico tem este nome curioso?

Pois bem, alguns pesquisadores afirmam que a cesariana é chamada assim em função do nascimento do lendário Júlio César. Segundo consta nos registros, a mãe do imperador faleceu quando estava no nono mês de gestação e para que a criança também não falecesse, sua barriga foi cortada e assim nasceu Júlio César. Na época, César tinha como significado ‘cortar’. Entretanto, historiadores dizem que na verdade o nome deriva simplesmente do verbo ‘caedo-is’, cecidi, caesum, caedere que significa realmente cortar.

por que cesariana tem este nome tricurioso 1

Leia também: O que faz um obstetra?

Ainda hoje podemos ver palavras que derivam deste verbo como ciseaux, francês, e scissors, inglês, que significa tesoura. Outro fator que combate a teoria da origem a partir de Júlio César são registros históricos deste procedimento antes mesmo da época do imperador romano. Inclusive, Cipião, o Africano teria nascido de uma cesariana.

Interessante, não é mesmo? Comente!