Sapos podem dar medo para muitos enquanto outros simplesmente o acham adorável. Para este segundo grupo, que tal conhecer o menor sapo do mundo?

O nome deste pequenino é Paedophryne amauensis e ele vive em Papua-Nova Guiné. Foi descoberto em agosto de 2009 e foi descrito oficialmente apenas em janeiro de 2012. Tem 7,7 mm de comprimento apenas e é não apenas o menor sapo do mundo como o menor vertebrado conhecido até hoje! O pequeno foi colocado na lista Top 10 New Species 2013 pelo International Institute for Species Exploration.

Menor Sapo

Leia também: Conheça o sagui-pigmeu, o menor macaco do mundo

Seu descobridor foi o herpetologista Christopher Austin da Universidade do Estado de Luisiana em parceria com seu aluno de doutorado Eric Rittmeyer durante uma expedição de exploração em Papua-Nova Guiné. Eles encontraram esse pequenino próximo a vila de Amau. Como dissemos, ele tem o tamanho de apenas 7,7 milímetros, vive em terra e não possui estágio de girino, nascendo como miniaturas dos adultos – imagine você. Ele possui apenas sete vértebras pré-sacrais e tem hábitos crepusculares, além disso ele se alimenta de pequeninos invertebrados.

Muito adorável, não é mesmo? Comente!