Tomilho é um nome engraçado de uma planta medicinal muito conhecida por ser um excelente ingrediente para pratos culinários e também por seus incríveis efeitos farmacológicos. Vamos conhecer mais sobre ele?

O tomilho é excelente no auxílio da redução de quadros de febre e também tosse em alguns pacientes, além disso é excelente aliado em tratamentos de pele e cabelos. Dentre seus benefícios estão:

  • Alívio da tosse;
  • Prevenção do envelhecimento cerebral;
  • Redução das febres;
  • Excelente no combate da caspa;
  • Ótimo aliado no combate à acne.

Como devo consumi-lo?

Ele é muito versátil e pode ser usado tanto em pratos culinários como em chás também. Porém, é muito importante que você tome cuidado pois esta é uma erva medicinal e contém substâncias farmacológicas que podem interagir com outros remédios. Um bom exemplo é a quimioterapia que jamais deve ser aliada ao tomilho. Pacientes que utilizem remédios que causem problemas ao fígado não devem se utilizar do alimento.

Tomilho

Leia também: Quais são os benefícios do chá de tomilho?

Curiosidade

Uma curiosidade interessante é que durante a Primeira Guerra Mundial, este alimento foi muito utilizado no combate de infecções e também no alívio da dor. Já na Roma Antiga era utilizado como comida no banho para dar aos soldados coragem!

Gostou? Vai adicionar o tomilho ao seu dia-a-dia? Comente!