Cientificamente conhecido como Thymus vulgaris, o tomilho é bastante fácil de ser cultivado e é amplamente utilizado em aplicações culinárias devido ao seu sabor e aroma únicos. O chá de tomilho também faz parte das tradições medicinais há milhares de anos e possui vários ingredientes ativos que o tornam um poderoso remédio herbal. Uma de suas principais substâncias, o timol, é um poderoso antioxidante.

Além disso, o chá de tomilho também possui outros compostos únicos que podem te oferecer uma variedade impressionante de efeitos. Para prepará-lo, você só precisa colocar duas colheres de café de tomilho seco em uma xícara e preenchê-la com 200 ml de água fervente. Feito isso, é só deixar o chá descansar por alguns minutos antes de tomá-lo. Agora que você já conhece um pouco mais sobre essa erva, que tal descobrir os seus principais benefícios?

Alivia a tosse

O chá de tomilho pode ser um grande auxiliar no combate à tosse ao servir como um expectorante natural, pois contém propriedades que relaxam os músculos da garganta. Além de promover o alívio da tosse e a congestão, ele também ataca o agente causador do problema, ajudando a pessoa a ficar melhor mais rapidamente.

quais sao os beneficios do cha de tomilho 1

 

É antioxidante

Os ingredientes ativos no chá de tomilho tem sido associados à prevenção de muitas doenças, incluindo vertigem, esclerose múltipla, hepatite e a redução do estresse oxidativo geral no corpo. Isso acontece devido aos antioxidantes encontrados em sua composição, incluindo o timol, luteolina, entre outros.

Fortalece o sistema imunológico

O alto teor de vitamina C e antioxidantes encontrados no chá de tomilho fazem dele um ajudante ideal para o sistema imunológico, ajudando a aliviar os sintomas do resfriado e da gripe rapidamente. A vitamina C pode estimular a produção de glóbulos brancos, neutralizando os radicais livres produzidos pelo organismo.

Promove uma melhor digestão

Se você sofre constantemente de algum incômodo no estômago, como náuseas e inchaço, o chá de tomilho pode ser um bom auxiliar no combate à essas condições. Suas propriedades anti-inflamatórias naturais, assim como efeitos antibacterianos, podem ajudar a erradicar pequenos problemas estomacais e promover a digestão adequada, além de normalizar os movimentos intestinais.

Fique atento aos possíveis efeitos colaterais!

O chá de tomilho é contraindicado para mulheres gestantes, já que pode estimular a menstruação e resultar em um aborto espontâneo no início da gravidez. Da mesma forma, as mulheres que amamentam não devem fazer o seu uso. Pessoas com problemas cardíacos prévios também podem ter efeitos colaterais negativos se beberem o chá. Na dúvida, sempre busque uma orientação de seu médico.

Já experimentou o chá de tomilho? Comente!