Não, eu não estou brincando com você, existe mesmo um serzinho cultural chamado caganer que, na língua catalã significa algo como cagão ou ainda cagador. Mas afinal, o que ele simboliza?

O caganer é uma figurinha comum nos presépios na Catalunha e também na Comunidade Valenciana. Por lá ele é utilizado para simbolizar a prosperidade e também a boa sorte já que seu ato um tanto curioso e corriqueiro é interpretado como uma ação de adubação do solo para o ano que vem por ai. Esta curiosa figura também pode ser vista nas Ilhas Canárias e outras regiões da Espanha onde é chamado de cagón. Em algumas regiões de Portugal ele também aparece e é chamado de cagão ou cagador.

o que e um caganer tricurioso 1

Leia também: Por que a Catalunha quer se separar da Espanha?

O curioso é que com o tempo o comércio viu na tradição uma nova forma de faturar e começou a criar versões do Caganer um tanto quanto… Curiosas. A figura comum que usava chapéu e cachimbo começou a dar lugar a versões do Barack Obama, Rainha Elizabeth, Michael Jackson, Lady Gaga, Hello Kitty e diversos outros símbolos da cultura pop que agora fazem cocô nos presépios da Catalunha. Extremamente bizarro e muito engraçado, não é mesmo?

Gostou do Caganer? Comente!