Cada ave existente no nosso planeta possui um conjunto de características que a diferencia de todas as outas. No entanto, as aves em geral compartilham entre si o fato de botarem ovos, o que inclusive ajudou a tornar esses animais populares entre os humanos, devido à sua utilização como alimento. Obviamente, cada ave produz um tipo específico de ovo, o que levanta uma questão interessante: afinal, qual ave põe o maior ovo do mundo?

Esse título vai para o avestruz, uma das aves mais versáteis e a maior do planeta. Os ovos de avestruz pesam cerca de 1,4 kg e geralmente apresentam 13 centímetros de largura por 15 centímetros de comprimento. Para se ter uma ideia do quão grande é esse troço, um único ovo de avestruz possui um conteúdo que corresponde a aproximadamente 25 ovos de galinha! Só que, de certo modo, isso não deveria ser surpresa para ninguém, já que um avestruz adulto pode chegar até 2,7 m de altura. Ou seja, aves enormes produzem ovos grandes.

qual ave poe o maior ovo do mundo 1

Mas será que podemos comer os ovos de avestruz tranquilamente, assim como os ovos de galinha? Na verdade, não só você pode comê-los como eles são realmente deliciosos, surpreendentemente saudáveis e podem ser encontrados on-line ou em certos supermercados. Os ovos de avestruz contêm mais magnésio e ferro do que os ovos de galinha. Além disso, eles possuem muito menos colesterol e um pouco menos de gordura saturada. No entanto, eles fornecem menos vitamina A, vitamina E e zinco, mas isso não é necessariamente um problema para quem faz o uso de uma dieta balanceada. Os ovos de avestruz levam até 90 minutos para cozinhar completamente, mas podem alimentar uma família inteira. Isso porque cada ovo desse tipo conta com mais de 2.000 calorias, de modo que ele é mais que suficiente para servir 15 pessoas adultas.

Vale destacar que o avestruz pertence à ordem Struthioniformes, que também inclui o kiwi, o emu e outros animais. Embora não possa voar, essa “fraqueza” do avestruz é compensadas pela sua velocidade no solo, que faz com que essa criatura persiga os intrusos de seu ninho ou simplesmente fuja dos seus predadores. Extratos fósseis sugerem que aves semelhantes a avestruzes podem ter se originado na Europa, mas nos dias dias atuai, essa espécie pode ser encontrada em várias partes do mundo.

Interessante, não é mesmo? Compartilhe o post e deixe o seu comentário!