Ao longo da vida a gente vai aprendendo várias dicas e costumes que vão sendo passados, muitos deles sobre cabelo. Como cortar em determinada lua influencia nos fios, dormir com ele molhado apodrece a raiz, cortar as pontas ajuda no crescimento… Hoje trouxemos uma lista com seis mitos sobre cuidados capilares. Vem que eu te conto.

  • O cabelo se acostuma com o shampoo

Esse é bastante comum: usar os mesmos produtos por muito tempo faz com que eles percam a eficácia. O nosso cabelo é composto por células mortas, não tem como “se acostumar” com nada.

cabelo tri curioso 1

  • Pontas duplas podem ser reparadas

Há várias dicas por aí ensinando a reparar as pontas duplas. Usando cremes, óleos, máscaras especiais você consegue “selar” durante algum tempo. Porém a única forma de acabar realmente com o problema é cortando os fios.

  • Escovar várias vezes o cabelo deixa os fios mais saudáveis

A dica mais antiga: antes de dormir, escove cem vezes cada lado do cabelo. Mas a realidade é que escovar demais os fios faz com que ele fique sujo mais rapidamente, pois a escovação distribui a oleosidade da raiz para o comprimento.

cabelo tri curioso 2Leia também: Por que é preciso aquecer o cabelo para modelá-lo?

  • Quanto mais lava, mais oleoso fica o cabelo

Na realidade, a quantidade de oleosidade que vai ser liberada pelas células é determinada geneticamente. É indiferente o número de vezes que o cabelo é lavado.

  • Arrancar um fio de cabelo branco faz com que surjam dois no mesmo lugar

A produção de fios brancos também é determinada geneticamente. É impossível nascerem vários fios brancos no lugar do que foi arrancado.

  • Cortas as pontas ajuda no crescimento dos fios

O cabelo não cresce pelas pontas, e sim pela raiz. Cortar as pontas não têm influência no seu crescimento. Os cuidados com alimentação e com a raiz que podem influenciar o crescimento.

cabelo tr curioso3

Você conhecia esses mitos? Conta pra nós!