O café é uma das bebidas mais populares e queridas. Faz parte do dia a dia de muitos brasileiros. A bebida é tão popular que tem seu próprio dia: 24 de maio é o dia nacional do café. Mas você sabia que tomar café traz benefícios para a saúde? Hoje trouxemos uma lista de benefícios que o consumo dessa bebida proporciona. Vem que eu te conto!

  • Ajuda a perder peso

A cafeína é encontrada em muitos suplementos alimentares responsáveis por auxiliar na perda de peso. A cafeína acelera o metabolismo, queimando gordura corporal em um menor tempo.

cafe tri curioso3

Leia também: Qual o melhor: café com ou sem leite? 

  • Ajuda na concentração

A cafeína também é um estimulante psicoativo. No cérebro, essa substância age gerando uma série de reações químicas que faz com que ele trabalhe mais rapidamente. Isso ajuda a melhorar a concentração, memória, tempos de resposta e o funcionamento cognitivo em geral.

  • Fonte de antioxidantes

O café é um antioxidante natural que protege a pele do envelhecimento precoce. O nosso corpo absorve muitos nutrientes dessa bebida.

  • Estimula  a digestão

A bebida estimula os intestinos e o reflexo do estômago, aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão. Aquela xícara de café depois do almoço faz bem para a sua saúde!

cafe tri curioso 2

  • Auxilia no combate a depressão

Estudos apontam que a incidência da depressão é menor entre adultos que consomem café regularmente. A dopamina presente na bebida também é um neurotransmissor ligado ao prazer  e a felicidade.

  • Reduz o risco de desenvolver câncer

Isso porque a bebida é rica em antioxidantes e minerais, que ajudam a evitar a degradação e alteração das células. Pessoas que consomem de 3 a 4 xícaras da bebida por dia tem menor risco de desenvolver a doença.

cafe tri curioso 1

  • Reduz o risco de desenvolver diabetes

Alguns componentes da bebida favorecem o controle da glicemia. Mas para isso o café precisa ser tomado sem açúcar, ou com muito pouco açúcar.

Você conhecia esses benefícios do café? Conta pra nós!