Muito se tem falado de stevia, principalmente após a edição especial de Coca-Cola adoçado com este adoçante, entretanto… Você sabe o que ele é afinal?

Stevia é um tipo natural de adoçante que não possui calorias, é feito a partir de uma planta chamada Stevia rebaudiana bertoni, um tipo de arbusto herbáceo encontrado no norte do Paraguai e aqui no Brasil também. A grande vantagem do adoçante é que além de 100% natural, ele é capaz de adoçar algo 300 vezes mais do que o próprio açúcar. A stevia tem sido comercializada aqui no Brasil e também no Japão há mais de 20 anos, sua história inicia ainda no início do século XX quando o químico paraguaio Ovídio Rebaudi isolou o composto da planta que já vinha sendo utilizada há séculos pelos índios Guaranis da fronteira entre o Paraguai e o estado brasileiro Mato Grosso do Sul.

o que e stevia tricurioso 1

Benefícios

A stevia tem diversos benefícios frente a outros tipos de adoçantes, ela não possui calorias, adoça 300 vezes mais que o açúcar, não é metabolizada pelo organismo e resiste tanto a altas quanto a baixas temperaturas. Ela também não é capaz de causar cáries dentárias e ainda reduz a placa dental. Pacientes com diabetes tipo 2 podem se beneficiar de sua redução de glicemia pós-prandial (após as refeições).

Pontos negativos

Como pontos negativos, temos apenas a possibilidade de causar alergia em algumas pessoas, o que pode causar efeitos colaterais como náusea, dor e enfraquecimento muscular, tontura e outras reações alérgicas. Além disso, o consumo por crianças, grávidas e pessoas com doenças renais devem ser acompanhados por profissionais da área. Por último, é comum que quem ingerir o adoçante sinta primeiro um sabor amargo, o que pode ser incômodo quando comparado ao açúcar comum.

E ai, você já usa stevia no seu dia-a-dia? Comente!