Atlas é um Titã que foi condenado por Zeus a sustentar o peso dos céus nas costas. Vem que eu te conto mais sobre essa história!

Os Titãs

Na Mitologia Grega os Titãs eram os ancestrais dos futuros deuses do Olimpo. Eles nasceram da união entre Urano, que representava o Céu e Gaia, que representava a Terra. OS Titãs eram seres enormes e monstruosos e representavam as forças da natureza. Essas forças que eram as responsáveis por preparar a terra para a chegada da vida humana.

Atlas era irmão de Epitemeu e filho de Jápeto. Ele também era conhecido por Atlante. Ele era casado com Pleione, com quem teve sete filhas, conhecidas como Plêiades. Ele também era pai de sete ninfas, chamadas Hespérides, que representavam a força da fertilidade da natureza na mitologia grega.

atlas tricurioso 1

Leia também: Conheça Caronte, o Barqueiro do Inferno

Segundo a história, Atlas se uniu aos outros Titãs para atacar o Olimpo. Ele queria destronar Zeus e tomar o poder do mundo para si. Essa batalha ficou conhecida como Titanomaquia. Mas os deuses do Olimpo venceram a batalha e Zeus condenou os Titãs a irem para o Tártaro a região mais profunda do universo, como castigo.

O castigo de Atlas

Mas para Atlas, o líder da batalha, Zeus preparou um castigo especial. Ele condenou o Titã a ter que sustentar o céu em seus ombros, pelo resto da eternidade.  Assim seu nome passou a significar sofredor ou portador.

atlas tita tricurioso

Curiosidades sobre Atlas

  • A primeira vértebra da  nossa coluna cervical se chama Atlas. É uma referência ao local onde o Titã sustentava o peso que foi condenado a suportar.
  • Atlas é o coletivo de mapas que representam o planeta Terra.
  • O nome do Oceano Atlântico também homenageia o Titã, pois ele era o senhor das águas.

Você conhecia a história desse Titã? Conta pra nós!