Como a gente já disse por aqui, esses cientistas são muito engraçadinhos e a proteína Sonic hedgehog é uma prova disso. Vamos conhecer sua história!

Leia também: Molusco é descoberto e ganha nome homenageando Sergio Moro

Sonic hedgehog (SHH) é uma das três proteínas que fazem parte da família de sinalizadores chamada hedgehog, as outras duas se chamam desert hedgehog (DHH) e indian hedgehog (IHH). Elas são encontradas em mamíferos e a SHH é o ligante de tudo isso, ele desempenha o papel da regulação da organogênese em vertebrados, assim ordenando o crescimento de membros e organização do cérebro.

Ele é um tipo de morfógeno, ou seja, uma molécula que se difunde e forma um gradiente de concentração, além disso ele desempenha diferentes efeitos em cada uma das células de um embrião que está se desenvolvendo no ventre da mamãe. Ele também é muito importante na fase adulta quando controla a divisão celular das células-tronco adultas e sua ação pode ser inibida pela robotnikinina.

sonic hedgehog proteina tricurioso

Sua descoberta ocorreu através dos estudos de Eric Wieschaus e Christiane Nüsslein-Volhard em Heidelberg em 1978 e lhe renderam o Prêmio Nobel de Fisiologia ou Medicina de 1995. Agora, você sabe como surgiu este nome? Acontece que caso ocorra a perda da função do gene HH (hedgehog), os embriões nascem cobertos por dentículos que fazem parecer um ouriço, ou seja, um hedgehog em inglês. O curioso é que os dois primeiros tipos de hedgehog descobertos ganharam nomes de especies de ouriço enquanto o terceiro ganhou nome do famoso personagem de videogames a Sega.

Interessante, não é mesmo? Comente!