Estudo afirma que ficar sentado por menor tempo prolonga a vida. Quem trabalha sentado deve ter se desesperado, porém será que é verdade?

Um estudo recente afirmou que se você substituir 30 minutos em que ficaria normalmente sentado por um tipo de exercício fácil e de baixa intensidade, certamente prolongará sua vida. Ou seja, 30 minutos diários podem fornecer a você dias e dias de vida saudável e com qualidade.

Este estudo foi publicado no American Journal of Epidemiology e ele mostrou que apenas esta troca pode diminuir a morte prematura em 17%, isso considerando apenas uma curta caminhada ou algo leve, caso você vá mais longe e troque por uma corrida por exemplo, a chance é de 35%. Professor Keith Diaz, Um dos autores da pesquisa, afirmou que “o exercício não precisa ser feito por horas a fio e é algo que qualquer um pode fazer. Apenas requer caminhar, mesmo por curtos períodos de tempo”.

menor tempo sentado prolonga vida tricurioso 1

Entretanto, quanto mais tempo você conseguir se dedicar a uma atividade física e quanto maior sua intensidade, melhor. Esta pesquisa descobriu que quanto mais horas acumuladas, mais o exercício prolonga a vida. Uma hora de exercícios, por exemplo, traz duas vezes mais benefícios do que meia hora. Para chegar a essas conclusões foi necessária uma amostra com 8 mil estadunidenses saudáveis que tinham mais de 45 anos. Eles usaram rastreadores de atividade física por quatro dias e a partir desses dados foi possível calcular quanto tempo as pessoas ficam sedentárias e quanto ficam ativas.

Depois, foram rastreados dados de saúde e mortalidade de pessoas por cinco anos e ainda foi feita uma simulação que mostrava como o aumento diário da prática de exercícios e redução do sedentarismo poderia modificar o risco de mortalidade. Ou seja, faça uma caminhada diária de 30 minutos, alguns polichinelos na sua sala, abdominais se quiser e viva mais!

Curioso, não é mesmo? Comente!