Curiosidades, Saúde

O que é cirrose?

O que é cirrose?

Todo alcoólatra corre o risco de adquirir cirrose e isso todos nós sabemos já que sempre ouvimos. Entretanto, você sabe exatamente o que é?

A cirrose consiste na formação de nódulos e fibrose no fígado, ela é geralmente associada ao consumo em excesso de álcool e também como consequência de algumas doenças como hepatite C e hepatite B. Voltando a doença que dá título a esta matéria, quando ela aparece destrói as células do figado e deixa as funções do órgão comprometidas ou até mesmo paralisadas. No primeiro momento, a doença não transparece sua existência e para que seja feito o diagnóstico acabam sendo necessários exames e avaliações clínicas de especialistas. Quando em estágio avançado, a cirrose causa cansaço em excesso e rompimento de vasos sanguíneos, inchaço no abdômen e amarelamento dos olhos e pele também são sinais da doença.

Leia também: Você conhece o chá de malva e seus benefícios?

Infelizmente, reverter um quadro de cirrose ainda não é possível já que a medicina não descobriu como fazer. Durante o tratamento, o que é feito é o controle do avanço da doença e para cura-la, só é possível com transplante de fígado. Falando em dieta, pessoas com a doença não podem ingerir muito sal, fritura ou carne vermelha, álcool e totalmente proibido e todas as refeições devem ser feitas de forma fragmentada ao longo do dia em pequenas quantias.

Você conhecia essas informações? Comente!

Leia Também: