No dia 1° de maio é comemorado o Dia Internacional do Trabalhador. Essa é uma data internacional, celebrada em quase todos os países do mundo e feriado em muitos deles. Mas você sabe como surgiu esse feriado? Vem que eu te conto mais sobre essa história.

A origem

No dia 1° de maio de 1886, milhares de trabalhadores fizeram uma paralisação em Chicago, nos Estados Unidos. A greve foi para protestar contra as condições desumanas de trabalho que eram impostas e reivindicar melhores condições de trabalho. E também a redução da jornada de 13 para 8 horas por dia. Essa paralisação foi fortemente repreendida, houve prisões, pessoas feridas e até trabalhadores mortos nos confrontos entre os operários e as forças policiais.

01 de maio tricurioso

O movimento se espalhou pelo mundo, e em 1887 trabalhadores de países europeus também fizeram seus próprios protestos.

E em memória aos trabalhadores de Chicago, que serviram de exemplo para o mundo todo, o dia 1º de maio foi instituído como Dia Mundial do Trabalhador.

O Dia do Trabalhador no Brasil

Em nosso país, o feriado criou forças graças a influência dos imigrantes europeus que aqui chegaram. Em 1917 houve uma grande greve geral, e em 1924 o presidente na época, Artur Bernardes, decretou 1º de maio como feriado oficial.

dia 1 maio tricurioso

Leia também:  Como surgiu a Black Friday?

Também foi no dia 1º de maio de 1943 que foi anunciada a Consolidação das Leis do Trabalho, pelo presidente Getúlio Vargas. O reajuste anual do salário mínimo também passou a acontecer no Dia do Trabalhador.

O Dia do Trabalhador no Mundo

Além do nosso país, cerca de 80 países ao redor do mundo consideram a data um dia de folga, entre eles: Portugal, Rússia, Espanha, França e Japão. Os Estados Unidos, que foi o país onde ocorreu a primeira mobilização que deu origem a data, se nega a reconhecer o dia primeiro de maio como o Dia do Trabalhador.

Você conhecia a origem desse feriado? Conta pra nós!